Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Juliette relembra irmã vítima de AVC aos 17 anos; jovens também têm doença

BBB 21: Juliette canta para sua irmã que faleceu com 17 anos - Reprodução/ Globoplay
BBB 21: Juliette canta para sua irmã que faleceu com 17 anos Imagem: Reprodução/ Globoplay

Luiza Vidal

Do VivaBem, em São Paulo

03/04/2021 16h10

Juliette emocionou os participantes e os espectadores do BBB 21 na madrugada deste sábado (3). A sister contou que hoje seria o aniversário de sua irmã mais nova, Julienne, que morreu aos 17 anos em decorrência de um AVC (acidente vascular cerebral) de causas congênitas.

Os quadros de AVC, de fato, são mais frequentes em adultos e idosos, mas também podem acometer crianças e jovens — como ocorreu com a irmã da sister. "A ocorrência de AVC nos jovens pode estar mais comumente relacionada a doenças metabólicas, vasculopatias, doenças cardiometabólicas, doenças congênitas do coração e à utilização de drogas", explica Feres Chaddad, professor de neurocirurgia da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) e chefe da neurocirurgia da BP - A Beneficência Portuguesa de São Paulo.

No caso de Julienne, a família já informou, em entrevista ao jornal Extra, que ela nasceu com uma má-formação no cérebro e, por isso, "poderia morrer a qualquer momento". "Neste caso, a maior probabilidade é de que havia a presença da malformação arteriovenosa — uma conexão anormal entre as artérias e veias no cérebro —, que se manifesta geralmente abaixo dos 40 anos de idade", diz.

De acordo com Chaddad, a MAV, sigla para a doença, apresenta uma incidência (número de novos casos) de 1 a cada 100 mil habitantes e a prevalência (número de casos totais) de 18 para 100 mil habitantes.

A principal forma de manifestação da doença é o risco de hemorragia, que aumenta de 3 a 4% ao ano, chegando aos 30 a 40% em uma década. O risco de morte também se eleva em torno de 1% ao ano, chegando aos 10 a 15% por década.

Ainda segundo o neurologista, outra causa de origem congênita para um AVC, além da MAV, é o cavernoma encefálico, que também caracteriza-se como lesões nos vasos sanguíneos cerebrais e pode ter origem hereditária.

O que é AVC e os principais sintomas

De forma geral, o AVC é a morte de células do cérebro, que acontece pela interrupção do fluxo sanguíneo no órgão. Essa falta de circulação do sangue pode ocorrer de duas maneiras: hemorrágico e isquêmico.

Os sintomas são iguais para homens e mulheres. Alterações motoras súbitas, como fraqueza muscular, incoordenação ou incapacidade de movimentar uma parte do corpo —geralmente braço e perna de um lado só do corpo —, e dormência na face, braço ou perna estão entre os sinais mais marcantes da doença.

Quais são as sequelas?

Não é possível especificar quais sequelas a pessoa que sofre um derrame terá, tudo depende do tipo de lesão, da extensão e da área do cérebro afetada. Entre os danos mais comuns estão:

  • Alterações na fala;
  • Agnosia visual;
  • Déficit de memória;
  • Falta de sensibilidade;
  • Alterações motoras;
  • Apraxias.