Topo

Equilíbrio

Cuidar da mente para uma vida mais harmônica


Fisioterapeuta canta para trazer conforto a pacientes da UTI

Giulia Granchi

Do VivaBem, em São Paulo

02/04/2021 15h19

O fisioterapeuta intensivista Aloysio Lechenacoske usa da arte para tornar a UTI de covid-19 um pouco mais leve.

Há 3 anos atuando no Hospital Marcelino Champagnat, em Curitiba, no Paraná, ele recita poemas e canta para entreter pacientes que necessitam de terapia intensiva.

"Sempre aconteceu de forma espontânea. Como no caso da dona Elza, a paciente do vídeo, eu entendo quando a pessoa está receptiva e aproveito essa brecha. A música tem essa magia de levar força para quem está precisando no momento certo", diz.

A reação dos pacientes, conta, costuma ser de emoção. "Tem gente que chora, que pede para filmar, que pede para eu enviar o poema por celular... E eu percebo que isso contribuí para uma melhora."

Foi muito emocionante. Nos dá uma expectativa nova de vida, de grandeza. Gostaria que todos os dias, em todos os hospitais, tivesse uma cena como essa", comentou a paciente mostrada no vídeo acima, Elza Maria Zawadzki.

No hospital, o fisioterapeuta disse que passou por altos e baixos. "Há pouco tempo, passamos três semanas sem nenhuma vaga. O momento que vivemos não é fácil, então a ideia dessas interações é deixar o dia mais leve, trazer uma sementinha de esperança que diga estamos no mesmo barco — ela como paciente, eu como profissional."