PUBLICIDADE

Topo

Movimento

Inspiração pra fazer da atividade física um hábito


Movimento

Gracyanne reclama de dor nas costas devido à "coluna fraca"; como evitar?

A influenciadora disse que fortaleceu muito as pernas e o abdome no treinamento e se esqueceu de trabalhar a região dorsal - Reprodução do Instagram @graoficial
A influenciadora disse que fortaleceu muito as pernas e o abdome no treinamento e se esqueceu de trabalhar a região dorsal Imagem: Reprodução do Instagram @graoficial

Do VivaBem

28/03/2021 16h06

A influenciadora fitness Gracyanne Barbosa contou em uma sequência de posts no stories do Instagram que está com dor nas costas devido à falta de fortalecimento na região.

"A pessoa treina perna pra caramba, abdome pra caramba, e está com a coluna fraca. Eu não treinava tronco, não fortalecia direito. Meu abdome e a minha perna estão muito mais fortes que o tronco. Isso está desestabilizando o meu corpo todo e estou com dor", disse a esposa do cantor Belo.

O ortopedista especialista em coluna Alberto Gotfryd, médico do Hospital Albert Einstein, explica que a falta de fortalecimento dos músculos que sustentam o tronco e a coluna realmente é um dos fatores responsáveis pela dor nas costas, problema que segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde) 80% das pessoas vão ter ao menos uma vez na vida —e se tornou ainda mais comum na pandemia do coronavírus, já que estamos ficando mais tempo sem se movimentar

O que acontece é que, quando a musculatura da região do core e da região dorsal estão enfraquecidas, não conseguem sustentar adequadamente o tronco. Aí, há um aumento da pressão na coluna, gerando desconforto especialmente quando ficamos muito tempo sentados.

"Para evitar a dor e ter qualidade de vida, é muito importante realizar exercícios regularmente e não negligenciar o fortalecimento dos músculos do abdome, da lombar, do quadril, dos glúteos e dos membros inferiores", explica Gotfryd, que diz que isso vale tanto para quem trabalha o dia todo no escritório (ou agora em home office) quanto para quem realiza trabalhos que envolvem atividades físicas ou praticam esportes regularmente, como é o caso de Gracyanne.

O fortalecimento da musculatura que dá suporte à coluna e ao tronco pode ser feito em casa mesmo, com exercícios simples e que usam somente o peso do corpo, como agachamento, afundo, flexão de braços e prancha abdominal. "É muito importante buscar orientação de um profissional de educação física (atualmente vários estão orientando seus alunos online) para realizar o treino corretamente", diz Gotfryd.

O médico do Hospital Albert Einstein ainda alerta que, caso você já esteja sofrendo com dores nas costas, antes de iniciar qualquer treino é essencial ser avaliado por um ortopedista para identificar a origem do problema, o tratamento adequado e quais exercícios estão liberados, para não ter risco de agravar o problema.

Para quem trabalha sentando, o ortopedista ainda diz que para minimizar o risco de desconfortos na coluna é importante não ficar horas na mesma posição. "De tempos em tempos, procure fazer pequenas pausas para se movimentar um pouco."

Movimento