Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Crianças costumam ter mais cáries após a Páscoa; veja como evitar problema

iStock
Imagem: iStock

Do VivaBem

28/03/2021 18h24

Chocolate, muito chocolate! A Páscoa é um feriado em que as crianças (e também nós, adultos) se esbaldam de comer doce. E, associado a uma má higiene bucal, esse consumo excessivo de doces pode aumentar o risco de aparecimento de cáries —uma das causas mais comum de dor de dente em crianças e adultos.

Segundo um levantamento feita pela Sorridents, rede de clínicas odontológicas com mais de 400 unidades em todo o país, nas semanas após a Páscoa de 2018 e 2019 houve um aumento de 5% nos tratamentos de cáries infantis em comparação ao período antes do feriado —em 2020 houve queda, provavelmente por causa do isolamento devido à primeira onda da covid-19.

Dois pontos explicam o aparecimento de mais cáries na Páscoa. O primeiro, você provavelmente sabe, é que açúcar é o principal alimento de bactérias naturalmente presentes na nossa boca, que produzem ácidos que podem dissolver o esmalte protetor dos dentes e depois causar lesão no seu tecido (as cáries).

O segundo ponto é que na Páscoa algumas crianças comem chocolate o tempo todo. Isso faz com que o Ph da boca, que é neutro, nunca fique normal, favorecendo a proliferação das bactérias e mantendo constante a acidez que danifica os dentes e favorece o surgimento de cáries.

"Mesmo quando é feita corretamente a higienização dos dentes, a boca ainda leva um tempo para regular seu Ph. Para isso acontecer, o ideal é ter pausas de cerca de três horas entre uma alimentação e outra", explica Hellen Costa, dentista Sorridents.

Além de não permitir que os pequenos "belisquem" o chocolate muitas vezes ao dia, é importante que as crianças sempre usem fio dental e realizem corretamente a escovação, para evitar que restos de comida fiquem entre os dentes e sirvam de alimentos para as bactérias.

"É preciso usar uma escova pequena e macia, que alcance todos os dentes. Preste muita atenção nos do fundo, que são onde as cáries costumam surgir em crianças", diz Costa. Para uma escovação eficiente a criança deve realizar em todos os dentes movimentos circulares (fazendo bolinhas), de vai e vem (trenzinho) e de vassoura (varrendo de cima para baixo nos dentes superiores e debaixo para cima nos inferiores).

O indicado é aguardar cerca de 30 minutos após a ingestão de qualquer alimento para fazer a escovação. Esse tempo é necessário para que a saliva possa neutralizar a acidez gerada na boca pela comida. Passar a escova nos dentes quando a boca ainda está ácida pode contribuir para corroer o esmalte.

*Com informações de reportagens publicada em março de 2018 e abril de 2019