Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Anabolizantes podem causar envelhecimento precoce do cérebro, mostra estudo

iStock
Imagem: iStock

Do VivaBem, em São Paulo

25/03/2021 14h33

Um estudo publicado no periódico científico Biological Psychiatry: Cognitive Neuroscience and Neuroimaging no começo do ano mostrou que o uso de esteroides anabólicos androgênicos (hormônio sintético de testosterona, ou simplesmente, anabolizantes) pode ter um efeito de envelhecimento precoce do cérebro.

Na maioria das vezes, o hormônio sintético é usado como medicamento para melhorar o desequilíbrio hormonal ou, principalmente, para aumentar os músculos combinado com treinos de força.

No entanto, embora aumente a massa e a força muscular, os anabolizantes possuem muitos efeitos colaterais, que vão desde acne, problemas cardíacos e até aumento da agressividade.

"O uso de esteroides anabolizantes foi associado a uma série de efeitos colaterais médicos e psicológicos", disse Astrid Bjørnebekk, autora principal do estudo, da Divisão de Saúde Mental e Dependência do Hospital Universitário de Oslo, na Noruega.

"No entanto, uma vez que os anabolizantes só estão em domínio público há cerca de 35 anos, ainda estamos na fase inicial de avaliação de todo o escopo dos efeitos após o uso prolongado. Os efeitos menos estudados são aqueles relacionados ao cérebro", completa.

De acordo com o estudo, normalmente os anabolizantes são administrados em doses muito mais altas do que as encontradas naturalmente no corpo, por isso eles podem ter um impacto prejudicial no cérebro, especialmente durante o uso prolongado.

Estudos anteriores mostraram que os usuários de anabolizantes tiveram um desempenho pior em testes cognitivos, em comparação aos que não usavam.

Como o estudo foi feito?

  • Os pesquisadores usaram dados compilados de 1.838 homens saudáveis com idades entre 18 e 92 anos;
  • Eles realizaram imagens de ressonância magnética dos cérebros de 130 homens levantadores de peso com histórico de uso prolongado de anabolizantes e 99 homens que nunca haviam usado;
  • Os pesquisadores usaram o exame para determinar a idade cerebral prevista de cada dos participantes e, em seguida, determinaram a diferença entre essas idades cerebrais.

E vale ressaltar que a idade avançada do cérebro está associada ao comprometimento do desempenho cognitivo e ao aumento do risco de doenças neurodegenerativas.

Quais foram os resultados?

Os usuários de anabolizantes tiveram uma diferença maior de idade do cérebro em comparação com os que não usavam. Aqueles com dependência de anabolizantes ou com um histórico de uso mais longo apresentaram um envelhecimento cerebral acelerado.

Os pesquisadores também contabilizaram o uso de outras substâncias e a depressão nos homens. Embora a análise longitudinal não tenha revelado nenhuma evidência de aumento do envelhecimento cerebral no grupo que usava anabolizantes em geral, o envelhecimento cerebral acelerado foi observado com uma exposição mais longa ao hormônio sintético.

Por que esse estudo é importante?

"Este estudo aponta, em uma grande amostra, que o uso de anabolizantes está associado ao envelhecimento cerebral, com um impacto potencial na qualidade de vida em idosos. As descobertas podem ser diretamente úteis para profissionais de saúde e podem ter implicações preventivas", explicou o Bjørnebekk.

Em outras palavras: esse estudo pode ser um alerta para os usuários de anabolizantes devido aos graves efeitos colaterais.