Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


O que é a cirurgia de ponte de safena, que George Segal fez antes de morrer

 George Segal atuando em "The Goldbergs" - Raymond Liu/Colaborador Getty Images
George Segal atuando em "The Goldbergs" Imagem: Raymond Liu/Colaborador Getty Images

Giulia Granchi

Do VivaBem, em São Paulo

24/03/2021 16h05

O ator George Segal, conhecido por participar de produções como "Quem Tem Medo de Virginia Woolf" e "The Goldbergs" morreu, aos 87 anos, na manhã desta terça-feira (24).

De acordo com sua esposa, Sonia Segal, ele faleceu devido a complicações da cirurgia de ponte de safena.

Para que serve a cirurgia de ponte de safena?

O cirurgião cardiovascular Edmo Atique Gabriel, professor na Unilago (União das Faculdades dos Grandes Lagos) e colunista de VivaBem, explica que o procedimento serve para a recuperar o fluxo sanguíneo do coração quando as artérias estão entupidas.

"São essas artérias coronárias que alimentam o coração com sangue, nutrientes e oxigênio. Quando entopem, geralmente por maus hábitos como o alto consumo de gordura, a pessoa sente dor no peito, mal-estar e pode infartar."

As safenas são veias longas localizadas em cada uma das pernas. Elas funcionam como um canal, e por isso podem ser extraídas e colocadas no coração para recuperar o fluxo.

"Geralmente uma parte é tirada apenas de uma das pernas. Isso varia de acordo com quantas obstruções precisam de reparo", diz o cirurgião.

Complicações mais conhecidas

A cirurgia tem risco moderado e conta com equipamentos complexos que alteram o ritmo normal do coração e do pulmão para que as desobstruções possam ser feitas. O estado de saúde geral do paciente, se ele não está bem nutrido ou possui outras comorbidades, por exemplo, aumenta o risco da intervenção

Assim como foi o caso de George Segal, complicações podem ocorrer — às vezes, em magnitudes tão severas que não é possível controlar com medicação ou suporte. Entre as mais comuns, estão:

Arritmia
Para muitos pacientes que precisam da cirurgia, o entupimento das artérias ocorreu gradativamente por até três décadas. "Aí, em seis ou sete horas de cirurgia, 20-30, ai aumentando... 6-7h de cirurgia, restauramos o fluxo sanguíneo. O coração nem sempre se adapta bem e por isso, arritmias podem acontecer após o procedimento", afirma Gabriel.

Problemas pulmonares
Na cirurgia, que é de longa duração, é necessário reduzir o fluxo do pulmão. Por conta disso, infecções pulmonares podem ocorrer no pós-operatório.

Sangramento
Com o uso de equipamentos para controlar fluxo sanguíneo de forma artificial, altera-se o equilíbrio da circulação sanguínea do paciente, o que pode causar hemorragia nos dias ou semanas seguintes.