PUBLICIDADE

Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Saúde

Por que corpo musculoso como de Arthur não é sinônimo de resistência física

Reprodução/Globplay
Imagem: Reprodução/Globplay

Bruna Alves

Do VivaBem, em São Paulo

12/03/2021 18h01

Depois de pouco mais de oito horas em atividade, Fiuk e Rodolffo venceram a prova do líder do BBB 21 nesta quinta-feira (11). A dupla ganhou a competição após Arthur e Projota desistirem de continuar no jogo.

Nas redes sociais, os fãs do programa não perdoaram a desistência do instrutor de Crossfit da prova de resistência e a derrota justamente para Fiuk, que já chamou a atenção do público por fumar bastante na casa.

Realmente é de se esperar que um atleta de Crossfit tenha força e resistência física, já que a modalidade trabalha essas e outras capacidades. Mas não sabemos como é a rotina de exercícios de Arthur e o simples fato de alguém ter um corpo musculoso não é garantia de que a pessoa tenha muito fôlego, já que o treino para obter hipertrofia é diferente do de resistência.

Nosso corpo tem dois tipos de fibras musculares. As vermelhas (tipo 1) possuem grande resistência à fadiga e são usadas em atividades de longa duração (corrida, natação). Já as brancas (tipo 2) geram movimentos fortes e explosivos (como os da musculação), mas "cansam" rapidamente.

Como as fibras do tipo 2 possuem maior volume e capacidade de crescimento do que as fibras do tipo 1, o treinamento de um pessoa que tem como objetivo a hipertrofia foca em estimular as fibras do tipo 2, com exercícios com grande carga e ou intensidade, mas feitos por um curto período e com pausas. Logo, um treino para ficar musculoso como Arthur não tem como característica trabalhar a resistência muscular nem a resistência aeróbica (que garante fôlego), capacidades importantes em uma prova de longa duração.

Páblius Staduto Braga, médico especialista em medicina do esporte pela SBMEE (Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte), reumatologia pela Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) e clínica médica pela PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo), ressalta que uma pessoa com a musculatura definida precisa ter baixo percentual de gordura (o que se consegue com a dieta) e uma certa hipertrofia. Ou seja, nada disso garante que ela tenha mais resistência.

Também é importante entender que quando aumentamos a massa muscular consequentemente ficamos mais fortes, mas uma pessoa com grande volume muscular não necessariamente é mais forte que outra que apresenta menos hipertrofia.

Bebida e falta de sono influenciam performance

A derrota de Arthur para Fiuk e o fato de o professor de Crossfit não se sair bem em provas de longa duração não podem sentenciar que o brother não tenha resistência ou força. Diversos fatores comuns ali no BBB, como dormir mal, se alimentar mal e exagerar no consumo de álcool, podem prejudicar o desempenho físico até mesmo de uma pessoa que está acostumada a fazer treinos de alta intensidade.

Braga explica que nesses casos a situação vivida no dia anterior da prova pode refletir na atividade. "A bebida, por exemplo, consome parte da glicose (açúcar) que temos no organismo e é combustível para o exercício, então você fica com um pouco menos de energia do que seria o normal".

Segundo ele, pessoas mais jovens talvez não sintam tanto e consigam dar conta de se exercitar após uma noite mal dormida, mas existe, sim, um déficit também em relação à falta de sono, mesmo para quem é condicionado a fazer exercícios. "Não vai ser igual, de modo algum, do que se estivesse descansado e se alimentado adequadamente".

Outro fator relevante a ser considerado é o nível de estresse no momento da atividade física. "Existe uma cobrança sobre quem está mais condicionado, então normalmente aumenta o cortisol (o hormônio do estresse) e o batimento cardíaco, e a pessoa acaba tendo mais dificuldade com algumas coisas", conclui Braga.

Por fim, nunca é demais lembrar que, apesar de fumar, Fiuk não é um cara sedentário e provavelmente tem um bom condicionamento. Antes de entrar no BBB, o ator diversas vezes postou fotos em suas redes sociais fazendo exercícios e exibindo um corpo atlético e definido.

*Com informações de texto da colunista Paola Machado.

Saúde