Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Procura por outras vacinas caiu durante pandemia, diz especialista da USP

Vacinas estão disponíveis nos Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais - Pexels
Vacinas estão disponíveis nos Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais Imagem: Pexels

Do Jornal da USP

08/03/2021 12h36

Atualmente, quando falamos a palavra vacina, a primeira doença que nos vem à mente é o coronavírus. Apesar desse contexto pandêmico, há também outras vacinas importantes que servem como alternativa para combater a maioria das doenças graves, e um exemplo que pode ser citado aqui é a vacina pneumocócica conjugada 13-valente. Para se ter uma noção, essa vacina consegue prevenir cerca de 90% das doenças graves em crianças, entre elas, pneumonia, meningite, otite, etc.

Mediante a importância dessa vacina, o Plano Nacional de Imunização decidiu ampliar seu acesso, principalmente para uma parte da população que sofre com algum grau de imunodepressão. "A partir de setembro de 2019, essa vacina ficou disponível nos Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE) e, nessa ocasião, ela estava disponível para pessoas que tivessem sido transplantadas de órgãos sólidos como rim e fígado, transplante de medula óssea e também para pacientes que tivessem algum tipo de câncer e pessoas vivendo com HIV e Aids", comenta Marta Heloísa Lopes, responsável pelo Centro de Imunizações do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.

Entretanto, ela explica em entrevista ao Jornal da USP no Ar 1ª edição que, apesar de ser implementada no Plano Nacional, durante o ano de 2020, a procura por vacinas caiu muito, de modo geral, inclusive a pneumocócica. Devido a esse acontecimento, o montante comprado para essa população específica sobrou e agora, no início de 2021, o Ministério da Saúde resolveu ampliar, temporariamente, até julho de 2021, a indicação dessa vacina. "Foi ampliado para pessoas imunodeprimidas de modo geral, seja a imunodepressão causada por uma doença ou porque estão tomando um remédio imunodepressor."

A especialista deixa claro que essas vacinas estão disponíveis nos Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais e que as pessoas não precisam se deslocar ao local para ter acesso a elas. Na própria Unidade Básica de Saúde (UBS), o indivíduo que precisar pode pedir uma solicitação e, a partir disso, se essa pessoa se enquadrar em uma das condições citadas acima, será enviada a vacina solicitada para a UBS em questão.