Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Caio do BBB 21 diz que não está sentindo gosto; remédios alteram paladar?

Caio no BBB 21 - Reprodução/Globoplay
Caio no BBB 21 Imagem: Reprodução/Globoplay

Bruna Alves

Do VivaBem, em São Paulo

23/02/2021 14h33

Durante o almoço de ontem (22) na cozinha vip do "BBB 21", Caio surpreendeu os participantes ao dizer que não está sentindo o gosto da comida. "Estou tomando muito remédio, já não sinto gosto de nada. A textura do frango está linda, eu sinto gosto, mas muito pouco".

O brother está tomando vários remédios depois de ter fraturado o pé. Ele está com o pé imobilizado e já contou que sua lesão é caso de cirurgia.

No Twitter, porém, os usuários não acreditaram na explicação e criaram teorias sobre a pandemia, já que um dos principais sintomas dos casos leves de covid-19 é a perda do paladar. É uma hipótese, no entanto, até que se faça um exame comprobatório, não dá para ter certeza.

Mas será que tomar muitos remédios, como anti-inflamatórios e analgésicos, pode alterar o paladar?

Gustavo Alves, farmacêutico, doutor em biotecnologia e pesquisador da USP (Universidade de São Paulo) de Ribeirão Preto, diz que existem medicamentos que podem, sim, alterar o paladar, por exemplo, por redução da saliva.

"Há muitos remédios que diminuem a quantidade de saliva, como opioides, medicamentos para dor, calmantes, antidepressivos, remédios que atuam no sistema nervoso central. Esses remédios podem reduzir a produção e aí você vai ter alteração do paladar, porque a saliva tem essa função de emulsificar a comida e de ajudar na percepção também do sabor".

Outros medicamentos, como os anticolinérgicos, normalmente usados para dores de estômago e de barriga, também podem reduzir a saliva. Já alguns analgésicos como AAS e paracetamol podem provocar uma alteração do paladar.

Há também antibióticos que, diferente da falta de saliva, deixam um gosto amargo na boca porque interferem na flora intestinal. "E daí pode ser que ocorra uma pequena alteração do paladar por essa questão da flora", explica Alves.

Vale ressaltar que não são todos os anti-inflamatórios, analgésicos ou antibióticos que têm esse efeito colateral, somente alguns.

É muito difícil perder 100% do paladar

Para perder completamente o paladar, segundo o especialista, só em casos muito específicos, como um idoso que tem demência ou uma pessoa que toma medicamentos há muito tempo.

"Fazendo uma analogia, perder o paladar é o que acontece com paciente com covid-19, porque daí é um comprometimento olfativo mesmo. No caso só dos medicamentos, é muito difícil perder o paladar 100%. Pode até perder parte dele ou sentir um gosto amargo ou metálico, mas perder o paladar totalmente é muito difícil, ainda mais para uma pessoa que não seja idosa", avalia Alves.

No entanto, de acordo com o especialista, vale destacar que a combinação de medicamentos pode potencializar os efeitos colaterais.

"Situação 1: vamos imaginar que uma pessoa está tomando um antibiótico e um remédio para dor. Ou, situação 2: hoje em dia muitas pessoas fazem uso de calmantes ou antidepressivos, e tomam remédio para dor. Daí vai haver uma potencialização dos efeitos indesejáveis, mas não vai perder 100% o paladar", afirma.

A alteração de paladar causada por medicação tem o efeito dose-resposta, isto é, os efeitos colaterais só permanecem enquanto o paciente estiver tomando a medicação, parou, os sintomas cessam.