Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Estudo relaciona casos graves de covid com surgimento de nódulos nos olhos

Covid-19 também pode afetar os olhos - Jack B/Unsplash
Covid-19 também pode afetar os olhos Imagem: Jack B/Unsplash

Do VivaBem, em São Paulo

18/02/2021 17h16

Alguns pacientes que tiveram quadros graves de covid-19 apresentaram anormalidades significativas nos olhos, segundo um novo estudo publicado no periódico Radiology nesta terça-feira (16).

Os pesquisadores franceses explicam que, embora o coronavírus afete principalmente os pulmões, ele também está associado a um risco aumentado de doenças oculares, como conjuntivite e retinopatia — uma doença da retina que pode resultar em perda de visão.

Agora, este novo estudo mostra que alguns pacientes podem apresentar nódulos nos olhos. No entanto, faltam mais pesquisas para entender a relação entre o coronavírus e as alterações nos órgãos.

Como o estudo foi feito

Os cientistas selecionaram 129 pacientes que tiveram casos graves de covid-19 — foram 43 mulheres e 86 homens. Os participantes foram submetidos ao exame de ressonância magnética na região do cérebro.

Quais foram os resultados

Dos 129 pacientes, nove (7%) tiveram resultados anormais na ressonância magnética do globo ocular. As imagens mostraram um ou mais nódulos na região macular — área posterior do olho responsável por nossa visão central. Oito tinham nódulos em ambos os olhos.

Destes nove pacientes, oito ficaram internados na UTI e sete foram colocados na posição de prona (bruços) por um tempo prolongado.

O mecanismo por trás da formação de nódulos permanece desconhecido, segundo os pesquisadores, embora possa estar relacionado à inflamação desencadeada pelo vírus. A drenagem inadequada das veias oculares, problema encontrado em pacientes que permanecem na UTI, também pode ser um fator.

O estudo também mostrou que pessoas com problemas de saúde preexistentes podem sofrer mais consequência quando em contato com a covid. Dos nove pacientes com nódulos oculares, dois tinham diabetes, seis eram obesos e dois tinham hipertensão.

Por que este estudo é importante?

Os resultados sugerem que o rastreamento deve ser considerado em todos os pacientes com covid-19 grave para detectar possíveis nódulos nos olhos. Na prática clínica, essa triagem pode incluir exames com ressonância magnética de alta resolução, segundo os pesquisadores.

Problemas oculares graves podem passar despercebidos, já que os pacientes com covid-19 e hospitalizados em uma UTI costumam ser tratados para condições muito mais graves e potencialmente fatais.

Pensando no futuro, os pesquisadores seguem realizando exames e acompanhando esses pacientes de covid-19 para monitorar os nódulos nos olhos. Também estão analisando novos pacientes das outras ondas da doença.