Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Alopecia androgenética, que Maraisa tem, é mais comum em homens

Reprodução/Instagram @maraisa
Imagem: Reprodução/Instagram @maraisa

13/02/2021 17h00

A cantora sertaneja Maraisa, da dupla com Maiara, interagiu com os fãs na tarde desse sábado (13), pelos stories do Instagram, e respondeu várias perguntas. Durante a brincadeira, uma fã questionou se ela havia se arrependido de cortar o cabelo curto.

"Não me arrependi, eu tô amando e tô dando um descanso no aplique, porque eu sofro de alopecia androgenética. Sou carequinha aqui em cima. O grande motivo do curtinho é tratar essa alopecia, que é genética, e cada vez mais intensificar os tratamentos capilares. E cada vez mais esse curtinho vai ficar mais curto, viu", brincou.

Maraisa aproveitou a interação para fazer um alerta. "A gente tem que começar o tratamento o quanto antes".

Mas o que é alopecia?

A alopecia é a queda de cabelo e, assim como a caspa, pode estar relacionada a nossa saúde física e mental. Diariamente é comum perdermos entre 100 e 150 fios de cabelo. Isso acontece porque o couro cabeludo se alterna constantemente entre três fases: anágena (crescimento dos fios), catágena (pausa) e telógena (queda).

Quando o volume ultrapassa esse limite, é sinal de que algo pode estar errado com a saúde capilar. As principais causas para as quedas de cabelo são genética, nutricional, emocional, hormonal e por fatores externos.

Alopecia androgenética - Istock - Istock
Alopecia androgenética
Imagem: Istock

A alopecia androgenética, também chamada de calvície, é a causa mais comum da queda. Ela afeta tanto homens como mulheres, embora seja mais comum nos homens acima dos 50 anos —devido, principalmente, a ação do hormônio DHT (di-hidrotestosterona), que afina os fios capilares progressivamente até começar a cair. Depois de alguns anos, a calvície já pode ser notada facilmente e os fios perdidos não nascem novamente.

A mulher também produz a di-hidrotestosterona, entretanto, os hormônios femininos —estrógeno e progesterona—, protegem os folículos da ação da DHT, por isso vemos mais homens calvos do que mulheres.

As entradas frontais e a parte alta atrás da cabeça são as áreas onde os homens mais perdem cabelo. Nas mulheres, o cabelo vai ficando ralo principalmente no topo da cabeça, mas é comum uma perda difusa, que deixa todo o couro cabeludo mais aparente.

*Com informações da reportagem publicada em 10/06/2020.