Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Flay mostra creme que queima gorduras e emagrece; produtos são eficazes?

Ex-BBB fez lipoaspiração LAD recentemente  - Divulgação/Instagram
Ex-BBB fez lipoaspiração LAD recentemente Imagem: Divulgação/Instagram

Luiza Vidal

Do VivaBem, em São Paulo

21/01/2021 16h07

A ex-BBB Flayslane divulgou um vídeo, nesta quarta-feira (20), utilizando um creme redutor de gordura para mostrar os benefícios do produto. Depois da publicidade no Instagram, muitos internautas criticaram a ex-sister por ela ter feito, recentemente, uma lipoaspiração LAD — procedimento que tem objetivo de esculpir o corpo e deixar a famosa barriga de "tanquinho".

No vídeo, Flay comenta sobre a queima de gorduras por conta das festas de fim de ano. "Agora estou pagando as consequências. Voltei a usar [o produto], já sinto a diferença. Em uma semana, sinto a diferença. O resultado é muito garantido", disse ela ao aplicar o produto na barriga.

Mas afinal, os cremes que prometem emagrecer ou queimar a gordura são, de fato, eficazes? O efeito é tão imediato assim? A resposta é não, segundo especialista consultado pelo VivaBem.

"Do ponto de visto endocrinológico, pensando no mecanismo de acúmulo e da queima de gordura, não tem nenhuma evidência científica de que um creme passado na pele consiga queimar o tecido gorduroso estocado no organismo", explica Augusto Santomauro, endocrinologista da BP - A Beneficência Portuguesa de São Paulo.

Santomauro conta que o que pode acontecer é a associação do creme com atividades físicas e dieta balanceada. Mas, neste caso, é mais provável que a dieta e a atividade sejam responsáveis por essa queima de caloria e não o próprio creme em si. "Tudo que é muito fácil e milagroso, as pessoas têm que duvidar", diz.

E a massagem que Flay faz na barriga enquanto passa o creme, pode ajudar? O médico compara com a drenagem linfática, técnica de massagem, que pode sim ajudar, mas apenas na retenção de líquido e não na queima de gordura.

"A drenagem linfática distribui o líquido pelo corpo. Tem uma técnica correta, que deve ser feita do jeito certo, que é possível redistribuir esse líquido e, assim, a pessoa vai fazer mais xixi, mas não queimar a gordura".

E como Flay também passou por uma lipoaspiração, não dá para afirmar que o creme trouxe os benefícios que ela cita e em uma semana. "A gente tem visto cada vez mais esse modelo de cirurgia de lipoaspiração LAD, que realmente consegue fazer essa parte da estética e definição de barriga muito bem", explica o endocrinologista da BP.

Emagrecimento saudável

Santomauro explica que o combo alimentação saudável e a prática de atividade física ainda é o caminho mais saudável para o emagrecimento. Se possível, contar com um acompanhamento multiprofissional, como nutricionista, educador físico, endocrinologista e psicólogo.

O uso de medicamentos deve sempre vir acompanhado da prescrição médica e nunca por conta própria, até para evitar possíveis efeitos colaterais. Também é importante que esse acompanhamento com o médico seja contínuo.