Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Paciente com câncer de pulmão desenvolve raro crescimento de pelos na face

Caso foi publicado no NEJM (New England Journal of Medicine). Os pelos sumiram após tratamento para o câncer - NEJM (New England Journal of Medicine)
Caso foi publicado no NEJM (New England Journal of Medicine). Os pelos sumiram após tratamento para o câncer Imagem: NEJM (New England Journal of Medicine)

Giulia Granchi

Do VivaBem, em São Paulo

06/01/2021 11h45

Após notar o crescimento excessivo de pelos na face durante dois meses, uma mulher de 51 anos procurou um médico dermatologista. De acordo com o caso descrito no periódico científico NEJM (New England Journal of Medicine), os pelos finos apareceram no pescoço e parte superior do corpo e a paciente, que também queixava-se de fadiga, perda de peso e tosse.

Ela havia sido fumante durante 37 anos, mas não tinha doenças e não estava tomando medicamentos.

O crescimento desenfreado dos pelos, conhecido como hipertricose lanuginosa adquirida, pode estar associado a câncer, distúrbios endócrinos, anorexia nervosa ou certos medicamentos. Ao realizar um exame de tomografia, os médicos notaram uma massa no lobo inferior do pulmão direito.

Após a biópsia, a paciente recebeu o diagnóstico de adenocarcinoma primário de pulmão.

O quadro começa nas células que revestem os alvéolos e produzem substâncias como muco. "Esse tipo de câncer de pulmão ocorre principalmente em fumantes e ex-fumantes, e é mais frequente em mulheres do que em homens, e também mais propenso a ocorrer em pessoas mais jovens, se comparado com outros tipos de câncer de pulmão", explica o oncologista Raphael Brandão, chefe da área de oncologia do Hospital Moriah, em São Paulo, e chefe do setor de oncologia da clínica particular Dr. José Bento.

De acordo com o médico, o adenocarcinoma é normalmente encontrado nas áreas externas do pulmão. Ele tende a crescer mais lentamente do que os outros tipos de câncer de pulmão, e tem mais chance de ser diagnosticado antes de se disseminar. Os pacientes com adenocarcinoma podem ter um melhor prognóstico do que aqueles com outros tipos de câncer de pulmão.

"Cerca de 40% dos tumores de pulmão são adenocarcinomas. Ele é considerado primário quando se localiza apenas no órgão, quando se espalha passa a ser secundário ou metastático. É importante que seja diagnosticado em sua fase inicial para maior chance de cura e efetividade do tratamento", indica Brandão.

Qual é a relação entre o crescimento de pelos e o câncer?

Alterações repentinas nos pelos podem indicar problema hormonal. Quando os pelos do corpo começam a crescer de repente, muito rápido, em excesso, e em locais onde geralmente não espera, é um sinal de alerta para procurar um médico.

"O aumento excessivo de pelos é uma manifestação clínica de alguma doença. O quadro pode indicar ovários policísticos, obesidade, menopausa e embora não seja tão comum, até o câncer, principalmente quando este acomete os tecidos glandulares", aponta o oncologista.

A paciente mulher recebeu tratamento com quimioterapia e radioterapia seguida de administração de durvalumabe, um medicamento para câncer de pulmão. Dois meses após o início do tratamento, o crescimento dos pelos diminuiu substancialmente e a tosse e a perda de peso desapareceram.