Topo

Iogurte melhora imunidade e fortalece ossos; saiba como fazer em casa

iStock
Imagem: iStock

Carol Firmino

Colaboração para o VivaBem

04/01/2021 04h00

Ele é rico em cálcio e outros minerais, além de ser uma importante fonte de proteínas e vitaminas. Ajuda a emagrecer, fortalece os ossos, aumenta a imunidade. O iogurte já ficou famoso entre as pessoas que gostam de um lanche nutritivo no dia a dia.

Mas pode ser qualquer iogurte? Na verdade, não. O ideal é manter a atenção nos rótulos e avaliar as quantidades de tudo o que pode deixar essa opção levinha virar uma bomba. Açúcar, gorduras, corantes e conservantes são algumas das coisas que você deve ficar de olho —o VivaBem criou um ranking com os melhores iogurtes do supermercado, para ajudar você a escolher boas opções.

Ajuda a emagrecer?

Por ser um alimento com grande quantidade de cálcio e proteínas, o iogurte pode funcionar como aliado nessa tarefa. Segundo os especialistas, a presença do mineral ajuda a queimar gordura. O cálcio reduz a absorção de gordura no intestino, facilitando a eliminação da gordura pelas fezes. Estudos demonstram um aumento na excreção fecal de gordura saturada em torno de 6 a 13% por dia mediante o consumo de uma dieta com alta concentração de cálcio.

Além disso, seu caráter proteico contribui para menor esvaziamento gástrico —ele fica mais tempo no estômago —, o que aumenta a saciedade.

Proteínas, ativar!

Nos supermercados, muitas marcas destacam a quantidade de proteínas presentes em seus iogurtes. De acordo com os especialistas consultados, essas opções ainda possuem menor teor de carboidrato e de gorduras, além de ser zero açúcar. Por isso, podemos dizer que o que faz o iogurte ser saudável é todo esse conjunto.

No organismo, as proteínas também participam de processos celulares e hormonais, atuam no fortalecimento de cabelos e unhas e são fonte de energia para quem pratica atividades físicas.

Benefícios de sobra

O iogurte nada mais é que um leite fermentado com adição de lactobacilos, bactérias que não fazem mal ao organismo humano. Elas utilizam a lactose, que é o açúcar presente no leite, para produzir energia e eliminar o ácido lático, uma substância que age na acidez da flora intestinal e inibe a proliferação de bactérias nocivas ao corpo.

Aliás, as bactérias benéficas presentes no iogurte são probióticos. Eles melhoram a saúde do intestino e favorecem a resistência a doenças infecciosas e inflamatórias. Para quem deseja variedade, os probióticos são encontrados em outras opções fermentadas, como kombucha, kefir, gengibre ou pepino em conserva. Mas as vantagens de consumir iogurte vão além:

  • Aumento da imunidade;
  • Ação no fortalecimento de ossos;
  • Proteção do sistema nervoso, por possuir vitaminas do complexo B e cálcio, que estimulam impulsos nervosos;
  • Contribuição na formação de músculos;
  • Melhora no humor, pois probióticos no intestino facilitam a produção de serotonina.

Que tal tentar fazer o seu?

Uma sugestão para ter mais controle do que se ingere é tentar fazer o seu próprio iogurte.

Ingredientes

  • 1 litro de leite integral
  • 1 pote de iogurte natural sem açúcar (170 g)

Modo de preparo

  1. Coloque o leite numa panela média e leve ao fogo baixo. Mexa com uma espátula por cerca de 15 minutos, até formar espuma na superfície. É importante não deixar ferver para impedir a formação de nata.
  2. Desligue o fogo e transfira o líquido para uma pequena travessa de vidro ou cerâmica, que vai ajudar a manter o calor para crescerem os lactobacilos. Deixe o leite ficar morno.
  3. Coloque o iogurte natural em outro recipiente e vá adicionando todo o leite aos poucos, misturando bem. Use uma tampa para cobrir a travessa e embrulhe-a com um pano, para ficar aquecida. Mantenha dessa maneira por, no mínimo, oito horas.
  4. Antes de servir, deixe na geladeira por duas horas. A sugestão é consumir com mel, frutas, aveia e outros complementos de sua preferência.

Fontes: Cristiane Hanashiro, nutricionista do Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo; Rosana Perim Costa, nutricionista pela Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) e gerente do setor de nutrição do HCor (Hospital do Coração de São Paulo).