Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Estudo: pesadelo tem relação com insônia e ansiedade em pacientes cardíacos

iStock
Imagem: iStock

Do VivaBem, em São Paulo

17/12/2020 04h00

Um estudo publicado hoje (17) no European Journal of Cardiovascular Nursing concluiu que pacientes com problemas cardíacos que têm pesadelos frequentes, além de insônia, são cinco vezes mais propensos a se sentirem deprimidos e ansiosos, em comparação com aqueles não têm.

Os pesadelos podem ser um alerta de que os pacientes precisam investir na prevenção de doenças. "Nosso estudo mostra fortes associações entre depressão, ansiedade, insônia e pesadelos em pacientes com doenças cardíacas", disse o autor do estudo Takashi Kohno, da Escola de Medicina da Universidade Keio, em Tóquio, no Japão.

Como o estudo foi feito?

  • O estudo incluiu 1.233 pacientes internados com várias doenças cardíacas no Hospital Universitário Keio;
  • A idade média era de 64 anos e 25% eram mulheres;
  • Os participantes responderam a um questionário e relataram sobre seus pesadelos, sono, e distúrbios respiratórios do sono -, quando a respiração para e começa durante o sono. Esses distúrbios foram medidos usando oximetria de pulso durante a noite (uma medida dos níveis de oxigênio no sangue).

Esse foi o primeiro estudo a investigar essa relação em pacientes com doenças cardíacas.

E quais foram os resultados?

Quase 15% dos pacientes tiveram ao menos um pesadelo por mês e 3,6% tiveram pelo menos um pesadelo por semana, estes definidos como pesadelos frequentes. Cerca de 45,9% dos pacientes relataram insônia, 18,5% depressão, 16,9% ansiedade e 28,0% distúrbios respiratórios do sono.

A pesquisa também avaliou se os medicamentos usados pelos pacientes estavam associados aos pesadelos. A resposta foi negativa, porém, os medicamentos foram ligados a depressão, ansiedade e insônia.

"Mostramos que, em pessoas com doenças cardíacas, as mulheres têm mais probabilidade do que os homens de ter pesadelos persistentes - isso também reflete as descobertas do público em geral. As fortes associações entre pesadelos frequentes, insônia e distúrbios psicológicos que observamos refletem pesquisas anteriores com pessoas saudáveis, sugerindo que essas relações podem ser universais, independentemente da presença de doenças cardíacas", alerta Kohno.

Por fim, o estudo concluiu que pacientes com pesadelos semanais eram cinco vezes mais propensos a ficarem deprimidos, tinham cinco vezes mais risco de ficarem ansiosos e sete vezes mais probabilidade de ter insônia.

"Como se trata de um estudo observacional, não é possível determinar a relação causa-efeito, mas pode ser bidirecional. Em outras palavras, depressão, ansiedade e insônia podem causar pesadelos, e pesadelos podem levar à depressão, ansiedade e insônia", afirma Kohno.