Topo

Ageless Talks

Um encontro virtual da geração que desafia a idade


Sem mentir a idade: envelhecer se mantendo atual é segredo de longevidade

Lia Rizzo

Colaboração para o VivaBem

10/12/2020 04h00

Até 2060 é provável que o número de idosos brasileiros supere o de jovens, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). A mudança de faixa etária majoritária na população vem acompanhada de grandes transformações no comportamento dos mais maduros. Para a turma entre 45 e 65 anos, a idade biológica já não impõe limites ao estilo de vida. Envelhecer se mantendo atual tem sido o mantra de muitos homens e mulheres. No quarto painel do Ageless Talks, Tatiana Schibuola, gerente geral de marcas editoriais do UOL, comandou um papo sobre "Viver no seu tempo".

Aos 48 anos, a jornalista Mariliz Pereira Jorge tem, entre seus quase 45 mil seguidores no Instagram, um público formado principalmente por pessoas entre 25 e 44 anos. E 60% deles são homens. Ela considera que um dos fatores que a mantém atualizada é justamente se comunicar com todas as idades. "Mesmo meu ativismo precisa romper barreiras, se quero provocar mudanças fora da minha bolha", disse a jornalista, que vê como algo positivo essa troca entre gerações.

Foi aliás o ativismo que trouxe para a atriz, modelo e empresária Luiza Brunet, 58, uma sensação de ressignificado quando, em 2016, foi vítima de violência doméstica. Em consequência do episódio, Luiza se tornou uma das vozes mais eloquentes em defesa dos direitos das mulheres. "Até então, mesmo sendo modelo, sempre fui discreta e busquei preservar minha vida pessoal", contou. "Aparecer com o rosto machucado e falar sobre o assunto me ajudou a superar, mas também a rejuvenescer".

Joviais, mas em paz com a idade

Para o apresentador Zeca Camargo, 57, estar atualizado não significa querer parecer mais jovem do que se é. "É importante entender a idade que temos. Adoro coisas de todas as idades, mas não quero fingir que tenho 20 anos", explicou. "Penso ainda que as pessoas mais velhas hoje são mais apaixonadas pela vida e estão longe de querer parar".

Atriz e educadora, Edvana Carvalho, 51, ilustra perfeitamente essa geração, para quem parece nunca ser tarde para experimentar coisas novas. Quando completou cinco décadas de vida, já avó, produziu seu primeiro trabalho solo, o espetáculo teatral "Aos 50, Quem Me aguenta?". No roteiro do monólogo escrito por ela mesma, há inspirações nos vários episódios que vivenciou com a chegada da maturidade. "Vivemos em uma sociedade etarista, que a todo momento diz que estamos velhas", ponderou. "Mas estou muito bem, muito viva e cheia de histórias para contar".

Como Zeca, ela não tem pretensão de aparentar menos idade. "Ainda chamo os moços bonitos de 'pão'", contou. "Meu monólogo aborda as várias interseccionalidades que oprimem mulheres pretas como eu. Mas é também sobre meu tempo, onde assumo minhas rugas e vivências".

A jovialidade, porém, nem sempre é vista com bons olhos. "As pessoas quando vêm me xingar me chamam de velha, como se esse fosse um xingamento", falou Mariliz, sobre os chamados "haters", que as vezes não concordam com suas colunas. "Ainda é preciso entender que são fases da vida e cada uma delas tem sua beleza".

Ageless Talks

Realizado pelo VivaBem, o Ageless Talks foi um encontro da geração que passou dos 45 anos para falar de corpo, mente, vitalidade, sexualidade. Confira os destaques da programação do evento:

Abertura com a atriz Claudia Raia: "Hoje sou dona do meu desejo e da minha libido"

Painel 1: Idade cronológica x idade biológica: como o estilo de vida define o nosso corpo
Participantes: Dra. Vânia Assaly, endocrinologista e nutróloga; Zé Roberto, ex-atleta profissional e palestrante; Paulo Zulu, empresário e modelo
Mediação: Silvia Ruiz, autora da coluna Ageless no VivaBem

Painel 2: O fim do age-shaming: crescente onda de mulheres está abraçando a idade e a beleza da maturidade
Participantes: Marina Person, cineasta e apresentadora; Mariana Muniz, médica dermatologista; Olivia Araujo, atriz
Mediação: Camila Faus, diretora de cena, uma das criadoras do SHEt_alks, carinhosamente apelidado de SHEt

Painel 3: Sexualidade e libido - como manter uma vida amorosa ativa e plena pós-45
Participantes: Jairo Bouer, psiquiatra; Totia Meireles, atriz; Patrícia Parenza, jornalista e empreendedora
Mediação: Conceição Lourenço, jornalista

Painel 4: Viver no seu Tempo - envelhecer se mantendo atual é segredo de longevidade
Participantes: Zeca Camargo, jornalista; Mariliz Pereira Jorge, colunista da Folha de S.Paulo; Luiza Brunet, empresária e ativista pelos direitos da mulher; Edvana Carvalho, atriz e arte-educadora
Mediação: Tati Schibuola, gerente Geral de Marcas Editoriais do UOL

Painel 5: Menopausa ainda é tabu, mas é possível viver essa fase com plenitude
Participantes: Solange Frazão, apresentadora e influenciadora fitness; Janeth Arcain, atleta de basquetebol; Flávia Fairbanks, ginecologista especialista em menopausa
Mediação: Lúcia Helena, colunista do VivaBem

Encerramento com a antropóloga Mirian Goldenberg: "Envelhecimento no Brasil é visto como morte simbólica"