Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Ao engolir pilha, prisioneiro tem sintomas parecidos ao de um infarto

iStock/Getty
Imagem: iStock/Getty

Bruna Alves

Do VivaBem, em São Paulo

24/11/2020 14h10

Um rapaz de 26 anos, detento em uma prisão italiana, foi levado ao pronto-socorro, às pressas, após engolir uma pilha propositalmente e começar a sentir dores no estômago, duas horas depois da ingestão.

Ao chegar no hospital, os médicos observaram pelo raio-X a pilha parada no estômago, e fizeram um eletrocardiograma, a fim de medir a atividade elétrica do coração. E, para surpresa de todos, o quadro do rapaz era semelhante ao de alguém que estava tendo um infarto. O caso foi relatado hoje (24) no periódico Annals of Internal Medicine.

Embora os exames revelassem um suposto ataque cardíaco, o rapaz não apresentou nenhum outro sintoma, como dores no peito, por exemplo. Além disso, outros exames também não sinalizaram nenhum sinal de problema cardíaco.

Os autores do relato, de dois hospitais de Florença (Itália), relataram que a bateria era a própria fonte de eletricidade, que imitava perfeitamente o ataque cardíaco. Assim que removida, por meio de cirurgia, o coração do rapaz voltou ao normal.

Segundo os médicos, situações semelhantes ocorrem quando a pessoa engole mais de uma bateria, por isso a surpresa.

"Teoricamente, se você tiver mais interferência elétrica de várias baterias, você poderá ver mudanças no eletrocardiograma" disse Luke Laffin, cardiologista da Clínica Cleveland em Ohio, para a emissora NBC News. O especialista também avaliou que a pilha parecia estar distorcendo a leitura do exame, ou seja, interferindo no resultado.

De acordo com Laffin, engolir baterias pode ser muito perigoso, sobretudo para crianças. A ingestão pode causar obstrução, o ácido do estômago pode mastigar a bateria e fazer com que o conteúdo vaze, entre outros perigos.