Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Vacina tríplice viral pode atenuar sintomas da covid-19, sugere estudo

iStock
Imagem: iStock

Do VivaBem, em São Paulo

20/11/2020 13h51

Durante a pandemia, diversas pesquisas em todo o mundo foram realizadas para comprovar se a vacina tríplice viral, também conhecida como MMR -pque protege contra sarampo, caxumba e rubéola— poderia combater a covid-19.

De acordo com um novo estudo, divulgado no mBio, jornal científico da American Society for Microbiology, quem foi imunizado com a vacina parece ter sintomas mais leves do novo coronavírus.

Como foi feito o estudo

Os pesquisadores dividiram 80 pessoas em dois grupos e analisaram quem tinha sido vacinado e os níveis de gravidade da covid-19 —50 pessoas tinham anticorpos por meio da vacina e 30 indivíduos teriam anticorpos por outros meios, incluindo já ter tido as doenças (sarampo, caxumba e rubéola) anteriormente.

Os pesquisadores apontaram que as pessoas com menos de 42 anos que foram imunizadas com a vacina tiveram sintomas menos graves da covid-19.

De acordo com os cientistas, isso também explicaria porque as crianças são menos atingidas pela doença em comparação com os adultos, assim como apresentam uma taxa de mortalidade muito menor.

"A maioria das crianças recebe a primeira vacinação MMR por volta dos 12 a 15 meses de idade e a segunda dos 4 aos 6 anos de idade. Este é o primeiro estudo imunológico que avaliou a relação entre a vacina e a covid-19. Ela é considerada segura com muito poucos efeitos colaterais. Se tiver ainda o benefício de prevenir a covid-19, a disseminação da doença e sua gravidade, a vacinação compensa muito", destaca David J Hurley, coautor do estudo, professor e microbiologista molecular da Universidade da Geórgia (EUA).

Vale destacar que, apesar dos resultados promissores, mais estudos precisam ser realizados para concluir se a vacina tríplice viral pode ser eficaz contra a covid-19 e atenuar os sintomas da infecção.