Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Estudo: 42% dos entrevistados no Brasil consumiram mais álcool na pandemia

iStock
Imagem: iStock

Da ONU Brasil

13/11/2020 16h30

Uma pesquisa feita pela OPAS (Organização Pan-Americana da Saúde) em 33 países e dois territórios das Américas apontou que, no Brasil, 42% dos entrevistados relataram alto consumo de álcool durante a pandemia de covid-19. Os dados foram coletados entre maio e junho deste ano por meio de um questionário online.

Ao todo, mais de 23 mil pessoas com idade superior a 18 anos responderam a questões relacionadas à covid-19, incluindo medidas de precaução tomadas na vida diária, demografia, impactos negativos na saúde mental, consumo de álcool em 2019 e durante a pandemia deste ano. O Brasil teve o maior número de entrevistados, representando 30,8% da amostra total (3.799 pessoas).

A pesquisa mostrou que houve maior prevalência entre os jovens de beber pesado episódico —ou seja, consumir mais de 60 gramas de álcool puro (cerca de cinco porções de bebidas alcoólicas padrão) em pelo menos uma ocasião durante os últimos 30 dias.

O crescimento na frequência do consumo de bebidas alcoólicas ocorreu mais entre pessoas de rendas mais altas. A presença de quadros graves de ansiedade aumentou em 73% a chance de maior frequência no consumo.

Um dos dados mais relevantes é que, apesar dos altos níveis de beber pesado episódico e dos riscos de saúde associados, a maioria das pessoas não procurou ajuda, e uma pequena proporção tentou parar por conta própria.

Os principais achados da pesquisa e outras informações importantes sobre consumo de álcool e covid-19 foram detalhados em um webinar realizado pela OPAS e pelo Ministério da Cidadania. O evento contou também com a apresentação da Secretaria de Desenvolvimento Social de Minas Gerais e da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo).