Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Covid-19: negros e asiáticos têm maior risco de infecção, diz pesquisa

Pesquisadores analisaram 1500 artigos científicos - ljubaphoto/iStock
Pesquisadores analisaram 1500 artigos científicos Imagem: ljubaphoto/iStock

Do VivaBem, em São Paulo

12/11/2020 12h10

Pessoas negras e de origem asiática têm maior risco de contrair o novo coronavírus (Sars-CoV-2) do que pessoas brancas, de acordo com uma revisão sistemática de estudos publicado na revista EClinicalMedicine by the Lancet, que pesquisou o impacto da doença em diferentes grupos da sociedade.

Ao analisar 50 estudos com registros médicos de quase 19 milhões de pacientes infectados pelo vírus, os pesquisadores concluíram que negros têm duas vezes mais probabilidade de infecção do que brancos. Para indivíduos de origem asiática, a chance aumenta em uma vez e meia.

Como o estudo foi feito

  • A equipe de pesquisadores analisou 1500 artigos publicados em periódicos científicos e pre-print (sem a chamada revisão de pares, que é feita por outros pesquisadores, e sem publicação em revista científica).
  • Os estudos foram publicados entre 1º de dezembro de 2019 e 31 de agosto deste ano.
  • Os pacientes analisados tinham teste positivo para o vírus ou sintomas clínicos da infecção.
  • Além do risco elevado de infecção, a revisão sugere que pessoas de origem asiática têm maior probabilidade de serem admitidas em cuidados intensivos e podem ter um risco maior de morte com coronavírus do que pessoas brancas.
  • No entanto, os pesquisadores alertaram que nenhum dos estudos sobre internações em terapia intensiva foi revisado por pares e que o aumento do risco de morte foi estatisticamente significativo.

Acredita-se que as taxas mais altas para esses grupos sejam causadas por uma série de fatores, como condições socioeconômicas, viver em lares menores e com mais pessoas e ter mais empregos nos quais trabalhar de casa não é uma opção.

Os autores apontam que as descobertas expõem uma necessidade urgente de mensagens públicas mais direcionadas para ajudar as pessoas a reduzir o risco de infecção e encorajá-las a buscar ajuda médica ao notarem os sintomas da covid-19.