Topo

Equilíbrio

Cuidar da mente para uma vida mais harmônica


Falta de sono torna controle de pensamentos negativos mais difícil

iStock
Imagem: iStock

Do VivaBem, em São Paulo

31/10/2020 15h00

Não é incomum que pensamentos indesejáveis passem pela mente de uma pessoa de vez em quando, especialmente durante um dia ruim ou após episódios que evoquem memórias traumáticas.

Mas agora, um estudo publicado no periódico científico Clinical Psychological Science .aponta que a privação de sono aumenta a frequência desse tipo de pensamento e diminui a capacidade do indivíduo de controlá-los.

"O estudo também sugere que o início de pensamentos intrusivos e distúrbios emocionais após períodos de sono insatisfatório podem criar um ciclo vicioso, no qual intrusões perturbadoras e angústia emocional agravam os problemas de sono, inibindo o descanso necessário para apoiar a recuperação", afirmou Scott Cairney, principal pesquisador do estudo, ao site Medical News Today.

Como o estudo foi feito

  • Os pesquisadores recrutaram 60 indivíduos saudáveis com idade média de 20 anos e os designaram aleatoriamente para um grupo de sono ou um grupo de privação de sono.
  • Após um participante ser desclassificado, 30 pessoas ficaram no grupo de privação de sono e 29 no grupo de sono regulado.
  • Os participantes tiveram que abdicar de cochilos, cafeína e álcool nos dias de teste.
  • Os cientistas treinaram cada pessoa para associar imagens à memórias negativas ou neutras em um banco de imagens selecionado.
  • Os participantes também aprenderam técnicas de supressão para ajudá-los a superar memórias desagradáveis. Após o treinamento, eles dormiram durante a noite.
  • No dia seguinte, os participantes viram rostos e foram convidados a tentar suprimir as associações que os rostos provocavam.

O que os resultados apontam

Pessoas que dormiram o suficiente conseguiram suprimir pensamentos indesejáveis e alegaram que isso se tornou mais fácil com o tempo.

Os participantes também relataram uma redução em sua resposta emocional a imagens negativas. Os pesquisadores apoiaram isso com observações de uma redução em sua resposta ao suor enquanto viam as imagens.

Já os indivíduos do grupo de privação de sono relataram ter dificuldade em suprimir seus pensamentos. Eles também afirmaram gerenciar pensamentos intrusivos permaneceu um desafio ao longo do estudo. Além disso, os que foram privados de sono relataram um aumento de 50% nos pensamentos indesejados em comparação com aqueles que estavam bem descansados.

De acordo com os autores da pesquisa, mesmo depois que participantes privados de sono inicialmente ganharam controle sobre memórias indesejadas e os impediram de se intrometer, eles eram consistentemente mais suscetíveis a recaídas quando os lembretes eram confrontados novamente mais tarde em comparação com indivíduos descansados.

Uma vez que os cientistas sabem que o sono ajuda a solidificar a memorização antes de dormir, talvez aqueles privados de sono não pudessem utilizar as técnicas de supressão de memória que aprenderam na noite anterior como o grupo do sono faria.

"A pesquisa oferece uma visão importante sobre o impacto do sono na saúde mental. Além do transtorno de estresse pós-traumático e da depressão, nossas descobertas podem ter implicações para a nossa compreensão de outros transtornos ligados a distúrbios do sono, como transtorno obsessivo-compulsivo e esquizofrenia", afirmou Cairney.