Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Mutação do coronavírus se espalhou amplamente pela Europa em 2ª onda

Colaboração para o UOL

29/10/2020 11h58Atualizada em 29/10/2020 15h52

Centenas de mutações do novo coronavírus já foram identificadas na Europa. Mas, de acordo com um estudo da universidade ETH Zürich e da Universidade de Basel, ambas na Suíça, poucas foram tão difundidas pelo continente como uma nova mutação chamada de "20A.EU1", que foi rastreada inicialmente na Espanha e se espalhou em países que estão enfrentando a segunda onda da covid-19, como o Reino Unido.

De acordo com o estudo, que ainda não foi publicado em um periódico científico —ou seja, não passou pela revisão por pares, que confirma a validade da conclusão da pesquisa— a mutação provavelmente se originou em trabalhadores agrícolas no nordeste espanhol, onde foi registrada pela primeira vez em junho.

Depois, aconteceram eventos "superespalhadores" durante o verão europeu que fizeram com que a mutação do vírus se disseminasse pelo continente. E isso ficou agravado quando as viagens pela Europa foram liberadas. Em julho, seis países já teriam registrado a presença da mutação "20A.EU1".

Segundo o estudo, quatro em cada cinco casos novos de covid-19 no Reino Unido aconteceram por causa dessa mutação. Os cientistas relacionaram esse índice a transmissões individuais ocorridas em julho e agosto.

"O aumento da prevalência de 20A.EU1 em toda a Europa implica que as diretrizes e restrições para viagens de verão geralmente não foram suficientes para prevenir a transmissão", disseram os cientistas.

O estudo apontou que a mutação está presente em 12 países da Europa, assim como em Hong Kong e na Nova Zelândia.

Os cientistas não conseguiram concluir se a mutação é mais perigosa do que o vírus original, pois, segundo eles, "a ausência de sequenciamento consistente e uniforme em toda a Europa limitou os esforços".

Em sua conta no Twitter, a cientista Emma Hodcroft, uma as autoras do estudo, disse não acreditar que essa mutação do coronavírus tenha algum impacto na imunização das vacinas contra a covid-19 que estão sendo testadas.