Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Perder peso pode estar relacionado com a atividade cerebral, diz estudo

Getty Images
Imagem: Getty Images

Samanrha Cerquetani

Colaboração para VivaBem

19/10/2020 14h45

Para perder ou manter o peso, é preciso muito mais do que força de vontade para algumas pessoas. Isso porque o emagrecimento e o consumo em excesso de alimentos podem estar associados a atividade cerebral. É o que indica uma pesquisa da Universidade Ben-Gurion do Negev, de Israel, que foi publicado no periódico NeuroImage.

De acordo com os pesquisadores, pessoas com uma resposta neural aumentada ao ver e sentir o odor da comida, comem mais e ganham mais peso. Os especialistas descobriram ainda uma relação entre os neurônios e a frequência elétrica basal gástrica, que está relacionada com a perda de peso.

"Para nossa surpresa, descobrimos que, embora o comportamento fosse fator dominante na perda de peso, isso não se refletia nos padrões de conectividade do cérebro", disse Gidon Levakov, líder do estudo.

Como o estudo foi feito?

A equipe avaliou 92 pessoas por um ano e meio. Os participantes foram selecionados com base na circunferência da cintura, níveis anormais de lipídios (gorduras) no sangue e idade.

Essas pessoas realizaram diversos exames de imagens cerebrais e testes de funções cerebrais responsáveis pelo comportamento antes e durante a pesquisa. A perda de peso dos participantes foi medida após seis meses de dieta.

Os pesquisadores identificaram uma conexão entre a atividade elétrica do estômago, que se correlaciona com a perda de peso, baseando-se na conectividade cerebral. Essa atividade comanda as ondas gástricas associadas a sensação de fome e de saciedade.

"Parece que a informação visual pode ser um fator importante na hora da alimentação", explicou Galia Avidan, um dos pesquisadores do estudo.

Os estudiosos acreditam que esses resultados podem ser importantes no futuro para compreender a relação entre a obesidade e como funciona o mecanismo cerebral em resposta a uma dieta.