Topo

"Idosos e crianças são os que mais sofrem na pandemia", diz psiquiatra

Do VivaBem, em São Paulo

13/10/2020 18h41

No primeiro painel da Semana da Saúde Mental VivaBem, realizado nesta terça-feira (13), a psiquiatra Carmita Abdo disse que cada faixa etária foi impactada pela pandemia de uma forma diferente. Segundo ela, idosos e crianças foram os que mais sofreram.

"Os idosos que moravam sozinhos continuam morando sozinhos, mas estão abandonados. Não têm mais aquela rotina de ver a família, de estar em contato. Agora, são visitas curtas, à distância, e com ausência do contato físico e da presença das pessoas queridas". A psiquiatra disse ainda que a dificuldade em usar a tecnologia é um agravante. "Mas um telefonema substitui uma visita."

No caso das crianças, elas estão vivendo o que Abdo chama de mudança trágica de rotina, principalmente pelo ensino à distancia. A presença dos pais, entretanto, pode amenizar o problema. "Estar o tempo todo com os filhos não é sempre possível. É um momento único, de uma riqueza, se for bem conduzido".

Mesmo que drástica, a mudança de rotina pode deixar aos pequenos uma lembrança positiva. É o que tem tentado Bianca Rinaldi, mãe de gêmeas de 11 anos. A atriz disse que não é fácil, já que estão todos estressados. "Peguei várias vezes a gente falando com o tom mais alto, todo mundo alterado, com pouca paciência, irritabilidade. Mas procurei apoio de um psicólogo para elas, para algumas situações que surgiram".

Ela contou que tem usado estratégias para se aproximar mais das filhas e acolhê-las durante o período incomum. "No final de semana tem o filme da família, para todos verem juntos, sem obrigação. Também fazemos brincadeiras em casa, com jogos de tabuleiro, e tem muita conversa. Se elas estão mais para baixo, tento perguntar, puxar conversa e buscar entender. É fundamental e é o que mais temos na mão: dialogo, afeto, amor", disse a atriz.

:: SEMANA DA SAÚDE MENTAL VIVABEM ::

O objetivo da Semana da Saúde Mental VivaBem é apresentar caminhos para manter o equilíbrio da mente, principalmente neste momento de tantas mudanças que estamos enfrentando por causa da pandemia, além de combater estigmas e o preconceito (e seus impactos) que cercam transtornos mentais cada vez mais comuns na população, como ansiedade, depressão e estresse agudo.

Os painéis e entrevistas serão transmitidos pela home do UOL e pelos canais do UOL e do VivaBem no YouTube, Facebook e Twitter. Você pode interagir ao vivo e enviar perguntas por meio dessas plataformas. Além disso, pode acompanhar a íntegra dos painéis e os principais destaques de cada dia no VivaBem e em nossas redes sociais. Confira abaixo a programação completa do evento.

Quarta-feira (14), às 16h
Transtornos mentais: mitos e verdades e quando é hora de procurar ajuda
Mediação: Gabriela Ingrid, apresentadora do Sem Frescura, do VivaBem
Especialistas: Táki Cordás (psiquiatra) e Rossandro Klinjey (psicólogo)
Convidada: Priscila Fantin (atriz)

Quinta-feira (15), às 16h
Os jovens estão sofrendo mais com transtornos mentais? Como conversar sobre o assunto e ajudá-los?
Mediação: M.M Izidoro (produtor de cinema e colunista do UOL Ecoa)
Especialistas: Sandra Quero (psicóloga), José Paulo Fiks (psiquiatra) e Daniel Barros (psiquiatra)
Convidada: Mariana Goldfarb (modelo e apresentadora)

Sexta-feira (16), às 15h
Entrevista com o filósofo e historiador Leandro Karnal
Entrevistadora: Mariliz Pereira Jorge (jornalista)

Sexta-feira (16), às 16h
As perguntas que você tinha vergonha de fazer sobre saúde mental, respondidas por especialistas
Mediador: Jairo Bouer (psiquiatra)
Especialista: Cristian Dunker (psicanalista)
Convidada: Amanda Ramalho (jornalista e influenciadora digital)