Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Coronavírus "sobrevive" na pele por cerca de 9 horas, aponta estudo

Resultado da pesquisa reforça a importância de lavar as mãos para se proteger da covid-19 - iStock
Resultado da pesquisa reforça a importância de lavar as mãos para se proteger da covid-19 Imagem: iStock

Do VivaBem

11/10/2020 11h41

Cientistas da Universidade de Medicina da Prefeitura de Kyoto, no Japão, concluíram em um estudo que o novo coronavírus (SARS-CoV-2) é capaz de permanecer ativo em amostras de pele humana por cerca de nove horas —tempo muito maior que o do vírus da gripe (duas horas).

"O estudo mostra que o SARS-CoV-2 é muito mais estável na pele humana do que o vírus influenza. Por isso, pode ter um risco maior de transmissão por contato (quando uma pessoa toca na outra)", escreveram os autores da pesquisa, publicada no periódico Clinical Infectious Diseases.

O resultado do trabalho científico reforça a importância de evitar tocar em outras pessoas e lavar frequentemente as mãos (ou higienizá-las com álcool em gel) para se proteger da covid-19. No trabalho científico, tanto o coronavírus quanto o influenza foram completamente inativados na amostra de pele 15 segundos após a aplicação de uma solução com álcool a 80% (lembrando que o álcool 70%, mais comum nas lojas do Brasil, também é eficaz).

Como o estudo foi feito

  • Os cientistas criaram modelos de testes com pele uma humana obtida em autópsias. As pelese foram coletadas aproximadamente um dia após a morte da pessoa e mostraram ainda reter parte das funções nesse período. Por isso, foram consideradas adequadas para análise.
  • Ao ser aplicado nas amostras de pele, o coronavírus permaneceu ativo, em média, por 9,04 horas. Já o vírus influenza "sobreviveu" por 1,82 horas.
  • Quando foi misturado ao muco, para simular gotículas infectadas liberadas ao tossir, espirrar ou falar que entram em contato com a pele, o coronavírus permaneceu mais tempo ainda ativo: cerca de 11 horas, em média.
  • Tanto o SARS-CoV-2 quanto o influenza foram inativados na pele 15 segundos após o uso de uma solução com álcool 80%.

Os pesquisadores japoneses ressaltaram que o estudo não considerou a "dose infecciosa" do coronavírus. Isso é, eles não aplicaram nas amostras uma quantidade de partículas de vírus necessária para causar infecção em alguém. Portanto, futuras pesquisas precisam ser feitas para examinar essa questão.

De qualquer forma, os resultados reforçam a importância de lavar bem as mãos, principalmente após ter contato com outras pessoas, e evitar tocar nariz, olhos e boca quando não estiver com as mãos higienizadas.