Topo

Semana da Saúde Mental VivaBem aborda os transtornos da mente e seus tabus

Evento será realizado de 13 a 16 de outubro e contará com a participação de especialistas e convidados especiais - Arte UOL
Evento será realizado de 13 a 16 de outubro e contará com a participação de especialistas e convidados especiais Imagem: Arte UOL

Do VivaBem

09/10/2020 12h59Atualizada em 15/10/2020 12h43

Neste sábado (10), é celebrado o Dia da Saúde Mental e, para marcar a data, entre 13 e 16 de outubro o VivaBem vai organizar uma série de painéis e entrevistas para tratar do assunto com especialistas e convidados especiais, como o historiador e filósofo Leandro Karnal, as atrizes Bianca Rinaldi e Priscila Fantin, a modelo Mariana Goldfarb, a jornalista e influenciadora digital Amanda Ramalho, os médicos psiquiatras Jairo Bouer e Carmita Abdo e o psicólogo Rossandro Klinjey.

O objetivo da Semana da Saúde Mental VivaBem é apresentar caminhos para manter o equilíbrio da mente, principalmente neste momento de tantas mudanças que estamos enfrentando por causa da pandemia, além de combater estigmas e o preconceito (e seus impactos) que cercam transtornos mentais cada vez mais comuns na população, como ansiedade, depressão e estresse agudo.

De terça (13) à quinta (15), sempre às 16h, os painéis do evento, que tem patrocínio da Libbs Farmacêutica, vão discutir os impactos da pandemia do novo coronavírus na saúde mental e os problemas que isso pode causar no futuro; se os jovens hoje em dia são mais afetados por transtornos e como podemos ajudá-los a lidar melhor com isso; e os principais mitos e verdades que envolvem as doenças psiquiátricas.

Na sexta, às 15h, Leandro Karnal falará sobre  - Divulgação - Divulgação
Na sexta, às 15h, Leandro Karnal falará sobre como a sociedade em que vivemos impacta na nossa saúde mental
Imagem: Divulgação

Na sexta (16), às 15h, a jornalista Mariliz Pereira Jorge, colunista da Folha de S.Paulo, vai conduzir uma entrevista especial com o filósofo Leandro Karnal, que falará sobre a sociedade em que vivemos e como ela impacta em nossa saúde mental, como lidar com o estigma relacionado aos transtornos mentais e tratar do tema suicídio, envolto em tabus. No mesmo dia, às 16h, para fechar a Semana de Saúde Mental VivaBem, o psiquiatra Jairo Bouer, o psicanalista Christian Dunker e a jornalista Amanda Ramalho vão responder perguntas dos nossos leitores sobre tudo que envolve os transtornos mentais.

Os painéis e entrevistas da Semana da Saúde Mental VivaBem serão transmitidos pela home do UOL e pelos canais do UOL e do VivaBem no YouTube, Facebook e Twitter. Você pode interagir ao vivo e enviar perguntas por meio dessas plataformas. Além disso, pode acompanhar a íntegra dos painéis e os principais destaques de cada dia no VivaBem e em nossas redes sociais. Confira abaixo a programação completa do evento.

:: SEMANA DA SAÚDE MENTAL VIVABEM ::

Terça-feira (13), às 16h
A pandemia do novo coronavírus trouxe junto com ela a ansiedade, a depressão, o pânico e a tristeza. Será esse o novo normal da saúde mental?
Mediação: Cesar Candido dos Santos, editor de VivaBem
Especialistas: Carmita Abdo (psiquiatra) e Lucas Veiga (psicólogo)
Convidada: Bianca Rinaldi (atriz)

Quarta-feira (14), às 16h
Transtornos mentais: mitos e verdades e quando é hora de procurar ajuda
Mediação: Gabriela Ingrid, apresentadora do Sem Frescura, do VivaBem
Especialistas: Táki Cordás (psiquiatra) e Rossandro Klinjey (psicólogo)
Convidada: Priscila Fantin (atriz)

Quinta-feira (15), às 16h
Os jovens estão sofrendo mais com transtornos mentais? Como conversar sobre o assunto e ajudá-los?
Mediação: M.M Izidoro (produtor de cinema e colunista do UOL Ecoa)
Especialistas: Sandra Quero (psicóloga), José Paulo Fiks (psiquiatra) e Daniel Barros (psiquiatra)
Convidada: Mariana Goldfarb (modelo e apresentadora)

Sexta-feira (16), às 15h
Entrevista com o filósofo e historiador Leandro Karnal
Entrevistadora: Mariliz Pereira Jorge (jornalista)

Sexta-feira (16), às 16h
As perguntas que você tinha vergonha de fazer sobre saúde mental, respondidas por especialistas
Mediador: Jairo Bouer (psiquiatra)
Especialista: Christian Dunker (psicanalista)
Convidada: Amanda Ramalho (jornalista e influenciadora digital)