Topo

Anvisa aprova rótulo na parte da frente das embalagens de alimentos

iStock
Imagem: iStock

Do VivaBem, em São Paulo

07/10/2020 19h31

A diretoria da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou uma nova rotulagem nutricional para alimentos embalados, nesta quarta-feira (7).

De acordo com nota divulgada no site do órgão, "a medida melhora a clareza e a legibilidade das informações nutricionais presentes no rótulo dos alimentos e visa auxiliar o consumidor a realizar escolhas alimentares mais conscientes".

Principais mudanças

A maior mudança foi a criação de uma rotulagem nutricional na frente do produto. Uma pequena lupa mostra se o alimento tem alto teor de sódio, gordura saturada ou açúcar. A ideia é que o consumidor saiba, de forma clara e simples, sobre o alto conteúdo de nutrientes que têm relevância para a saúde.

Já a tabela de informação nutricional passará a ter apenas letras pretas e fundo branco. O objetivo é melhorar a legibilidade das informações. Além disso, ela deverá ficar próxima da lista de ingredientes, em um local no produto que facilite a visualização.

anvisa rotulo - Anvisa/Reprodução - Anvisa/Reprodução
Foi desenvolvido um design de lupa para identificar o alto teor de três nutrientes: açúcares adicionados, gorduras saturadas e sódio
Imagem: Anvisa/Reprodução

Também será obrigatória a identificação de açúcares totais e adicionados, o valor energético e nutricional por 100 g ou 100 ml, para ajudar na comparação de produtos, e o número de porções por embalagem.

A medida entrará em vigor após dois anos de sua publicação. Os produtos que se encontrarem no mercado na data da entrada em vigor terão um prazo de adequação de um ano.