Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Mulher tem vazamento de fluído cerebral após teste de covid-19

Okan Celik/Istock
Imagem: Okan Celik/Istock

Do VivaBem, em São Paulo

01/10/2020 18h30

Fazer o teste PCR para detectar novo coronavírus (Sars-CoV-2) pode causar muito desconforto, principalmente, na garganta e no nariz do paciente. Mas um fato curioso chamou atenção dos médicos: uma mulher apresentou vazamento de fluído cerebral após fazer o teste swab.

O caso foi publicado nesta quinta-feira (01) no periódico JAMA Otolaryngology Head & Neck Surgery.

A paciente fez o teste de covid-19 enquanto estava no hospital para uma cirurgia eletiva e, logo depois, desenvolveu sintomas de coriza, dor de cabeça e vômito.

De acordo com o artigo, ao retornar ao hospital, a mulher também se queixou de gosto metálico na boca, rigidez no pescoço e sensibilidade à luz. Ao analisar o histórico da paciente, os médicos verificaram que ele teve uma doença que causava pressão no cérebro e teve pólipos nasais removidos.

Além disso, os especialistas constataram que o líquido que saia de seu nariz testou positivo para um marcador de fluído cerebral e, ao fazer mais exames, comprovou que ela ainda sofria com uma doença rara chamada encefalocele, em que os ossos do crânio não fecham por completo.

Depois desses resultados, os médicos concluíram que a covid-19 não causou a condição rara em si, mas a agravou, permitindo que o líquido do cérebro saísse pelo nariz.

Os médicos disseram que a mulher foi submetida uma cirurgia para reparar seu crânio e permaneceu no hospital para drenagem dos fluídos e monitoramento dos efeitos colaterais neurológicos.