Topo

Shots matinais não desintoxicam ou emagrecem, mas não fazem mal: saiba mais

iStock
Imagem: iStock

Samantha Cerquetani

Colaboração para o VivaBem

23/09/2020 04h00

Resumo da notícia

  • Os shots matinais são sucos superconcentrados servidos em pequenos volumes que prometem diversos benefícios
  • O consumo deve ser feito em jejum e eles contêm combinações de alimentos “funcionais” como frutas, condimentos e vegetais
  • Não há comprovação científica dos benefícios e os shots possuem discretas ações antioxidantes, termogênicas e de efeito desintoxicante
  • Não devem substituir o café da manhã e também não pode ser a única forma de adquirir nutrientes
  • É importante consultar um especialista de saúde antes de incluir os shots matinais na dieta

Quem busca novos hábitos de saúde ou estratégias para emagrecer já deve ter ouvido falar dos shots matinais. Eles são sucos matinais superconcentrados servidos em pequenos volumes que prometem diversos benefícios.

Geralmente, são indicados para serem ingeridos em jejum e contêm combinações de diversos alimentos considerados "funcionais" como frutas, condimentos e vegetais. A composição da bebida varia conforme o objetivo —emagrecer, desintoxicar ou aumentar a imunidade, por exemplo. Mas será que essa prática é saudável?

De acordo com os especialistas consultados por VivaBem, o consumo pode ser seguro se for aliado a uma alimentação adequada e desde que sejam respeitadas as necessidades individuais. Mas todos ressaltam como esses shots não fazem os "milagres" que normalmente lhe são atribuídos, pois possuem discretas ações antioxidantes, termogênicas e de efeito desintoxicante.

Os shots complementam uma alimentação balanceada, mas não substituem a quantidade necessária de vitaminas e minerais que o nosso corpo precisa. Além disso, não eliminam a necessidade do consumo constante de frutas e vegetais. É importante buscar a orientação de um especialista antes de aderir ao consumo dessas bebidas Edson Credidio, nutrólogo e doutor em Ciências de Alimentos e PhD em alimentos bioativos pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas)

De acordo com Marcella Garcez, nutróloga e diretora da Abran (Associação Brasileira de Nutrologia), os shots estão na classe dos alimentos funcionais, portanto não se aplicam para fins terapêuticos. "Isso quer dizer que os shots não podem ser usados para tratar doenças, substituir tratamentos medicamentosos, nem suplementar nutrientes em casos de carências", afirma.

Desvendando os benefícios alegados

Shot de limão - iStock - iStock
Imagem: iStock

Até o momento não existem pesquisas científicas que comprovem a eficácia dos shots matinais para a saúde. Mas, eles podem contribuir para aumentar o consumo de alguns nutrientes e ajudar a atingir alguns objetivos.

No caso do emagrecimento, por exemplo, o auxílio dos shots é bastante indireto. Isso porque são usados ingredientes com propriedades diuréticas (que aumentam a urina) e que melhoram o funcionamento do intestino. Mas, não existe uma "fórmula mágica" para emagrecer. É importante reforçar que a perda de peso envolve uma série de fatores como o déficit calórico e a prática de atividades físicas regulares.

"O processo de emagrecimento é bastante complexo e depende de muitos fatores. Os efeitos terapêuticos e de emagrecimento de muitos dos fitoterápicos, especiarias e suplementos que são acrescidos aos shots dependem da dose e da individualidade de cada um", completa Ana Poletto, nutricionista e professora no curso de nutrição da Unisa (Universidade Santo Amaro).

Quanto à imunidade, os shots podem contribuir desde que consumidos juntamente com uma alimentação bem planejada e equilibrada -ou seja, sozinhos não há efeito. "Muitos destes shots são acrescidos de frutas, ricas em vitamina C como, laranja e limão, além de especiarias que podem ser benéficas para aumentar a imunidade. Mas, cabe ressaltar que teríamos o mesmo efeito se estes alimentos fossem comumente inseridos na dieta em forma de suco de frutas naturais, o que é mais recomendável", completa Poletto.

O efeito detox é outro que costuma ser prometido por essas bebidas, mas os especialistas acreditam que esse benefício é bastante controverso. Isso porque o fígado é o órgão responsável pela excreção de substâncias tóxicas do corpo, principalmente dos radicais livres. E o processo de desintoxicação é complexo e depende de muitos fitoquímicos e nutrientes. "Uma combinação de alguns nutrientes dos shots até pode melhorar o trabalho detox do órgão, mas não há garantias e nem estudos sobre o assunto", diz Credidio.

Alguns nutrientes usados nos shots também podem contribuir de forma indireta com a digestão dos alimentos, principalmente se consumidos antes da refeição. "Os shots com ingredientes termogênicos podem aumentar suavemente o gasto energético do processo digestivo e melhorar a absorção de nutrientes ingeridos na refeição", diz Garcez.

Por fim, sobre os ditos efeitos anti-inflamatórios, a inclusão de shots matinais, associados a uma dieta equilibrada e com atividade física moderada e bons hábitos de sono podem melhorar alterações metabólicas responsáveis pelo estado inflamatório. "Porém, apenas a inclusão de shots matinais à dieta, sem mudanças de hábitos, dificilmente terá impacto positivo no perfil inflamatório", completa Garcez.

Os shots podem oferecer riscos?

Os shots matinais não devem substituir o café da manhã e também não pode ser a única forma de adquirir nutrientes. Além disso, um especialista deve ser consultado, principalmente se a pessoa já apresenta algum problema de saúde.

"Pessoas com doenças cardíacas, pressão alta, hipertireoidismo, insônia, ansiedade ou enxaquecas, além de crianças, gestantes e mulheres que amamentam devem evitar fazer os shots por conta própria", afirma Kátia de Carvalho Nobre, nutricionista e diretora da Apan (Associação Paulista de Nutrição).

Saiba mais sobre os ingredientes

Por mais que os benefícios de uma dose pequena de um shot não sejam muito expressivos, os alimentos usados para os shots caseiros são saudáveis. Veja abaixo os principais ingredientes encontrados nos shots e os possíveis benefícios de ingerir esses alimentos com frequência:

  • Pimenta: possui vitaminas como A, B e C, além de propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. A capsaicina, substância presente nas pimentas vermelhas, possui leve ação termogênica;
  • Chá verde: contém antioxidantes, cafeína, vitaminas e minerais. Além de ter uma substância chamada epigalocatequina galato, que ajuda no gasto calórico. Já a cafeína dá energia e aumenta o desempenho físico;
  • Gengibre: bastante usado para fins medicinais, ele possui propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes;
  • Cúrcuma: a especiaria vem sendo usada há anos pelas suas propriedades medicinais --possui antioxidantes e efeito anti-inflamatório;
  • Canela: ela dá sabor e aroma aos shots, mas também é carregada de antioxidantes;
  • Limão: a fruta cítrica, muitas vezes, é a base dos shots e oferece vitamina C e minerais importantes. O limão faz bem para a digestão e ajuda na absorção do ferro dos alimentos. Por conta da vitamina C, pode melhorar a imunidade;
  • Vinagre de maçã: ele leva a fama de ajudar no emagrecimento e controlar a glicemia do organismo. Segundo um estudo, beber esse tipo de vinagre durante uma refeição rica em carboidratos aumentou a sensação de saciedade dos participantes, que ingeriram menos calorias;
  • Laranja: são fontes de antioxidantes, vitamina C e fibras. Ajuda a melhorar o sistema imunológico e combate os radicais livres do organismo que causam o envelhecimento precoce;
  • Maçã: a fruta se destaca por ser fonte de um antioxidante conhecido como quercetina, além de fibras e vitaminas e minerais. Contribui com a imunidade, retarda o envelhecimento e melhora o funcionamento intestinal.

"É bom reforçar que nenhum destes alimentos se consumidos de maneira isolada trará benefícios à saúde. É importante compreender que o funcionamento do corpo humano é cheio de minúcias. Seria muito simplista pensarmos em soluções rápidas, especialmente na nutrição, para atingir esses objetivos", finaliza Poletto.

Revisão técnica: Edson Credidio.