Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Cientistas descobrem células-tronco superpotentes em embriões

Células-tronco encontradas têm capacidade de multiplicação até 500 vezes maior do que a do cordão-umbilical - Istock
Células-tronco encontradas têm capacidade de multiplicação até 500 vezes maior do que a do cordão-umbilical Imagem: Istock

Da Ansa, em Roma

17/09/2020 14h19

Cientistas da Universidade de Edimburgo, na Escócia, descobriram células-tronco em embriões com uma capacidade de multiplicação superpotente, cerca de 200 a 500 vezes superiores àquelas encontradas no cordão umbilical.

A descoberta, que foi publicada hoje na revista "Stem Cell Reports", foi liderada pelos cientistas Andrejs Ivanovs e Alexander Medvinsky e pode tornar-se um instrumento importante para a medicina regenerativa no futuro.

Essas células-tronco formam as células do sangue e do sistema imunológico e são conhecidas como células-tronco hematopoéticas (que têm a capacidade de tratar mais de 80 tipos diferentes de doenças sanguíneas).

Os autores conseguiram transplantar essas células embrionárias em ratos de laboratório e observaram uma inesperada capacidade de expansão.

"A disponibilidade com fins terapêuticos dessas células provenientes, por exemplo, da medula óssea ou do cordão umbilical, é um problema constante", explicam no artigo. Por isso, a descoberta anunciada é importante porque elas são "mais robustas e tem uma maior capacidade de multiplicarem-se e diferenciarem-se daquelas dos cordões umbilicais".

O próximo passo da pesquisa será entender quais são os mecanismos moleculares que conferem às células esse "superpoder" de multiplicação e expansão.