Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Imagem mostra infecção por coronavírus nas células das vias respiratórias

UNC School of Medicine
Imagem: UNC School of Medicine

Bruna Alves

Do VivaBem, em São Paulo

11/09/2020 13h54

O laboratório da UNC School of Medicine (Faculdade de Medicina da Universidade da Carolina do Norte, nos Estados Unidos) produziu imagens microscópicas de alta potência mostrando altas cargas virais de Sars-CoV-2 em células respiratórias humanas, prontas para disseminar a infecção nos indivíduos já infectados e também para os outros. As imagens foram divulgadas no periódico New England Journal of Medicine.

Os cientistas capturaram essas imagens para mostrar como é intensa a infecção do novo coronavírus nas vias aéreas e facilitar a compreensão.

No laboratório, os pesquisadores inocularam o vírus em células epiteliais brônquicas humanas, que foram examinadas 96 horas depois usando microscopia eletrônica de varredura.

Imagem infecção coronavírus - UNC/Divulgação - UNC/Divulgação
Imagem: UNC/Divulgação

A imagem, que foi colorizada por um estudante da universidade, mostra células ciliadas infectadas com filamentos de muco (amarelo) presos às pontas dos cílios (azul).

Os cílios são estruturas semelhantes a cabelos na superfície das células epiteliais das vias aéreas que transportam o muco (e vírus aprisionados) do pulmão. A imagem ampliada mostra a estrutura e densidade dos vírions (vermelho) produzidos por epitélios das vias aéreas humanas.

Os vírions são a forma infecciosa completa do vírus liberada nas superfícies respiratórias por células hospedeiras infectadas. Essa pesquisa de imagem ajuda a ilustrar o número alto de vírions produzidos e liberados por célula dentro do sistema respiratório humano.

A grande carga viral é uma fonte de disseminação da infecção para vários órgãos de uma pessoa infectada e ajuda na transmissão de covid-19 para os outros. A intenção dos pesquisadores ao compartilhar as imagens é fortalecer a importância de usar máscaras estando infectado ou não.