PUBLICIDADE

Topo

Benefícios dos alimentos

Pé na jaca? Fruta não corresponde a essa má fama: conheça 6 benefícios

iStock
Imagem: iStock

Carolina Firmino

Colaboração para o VivaBem

09/09/2020 04h00

Muito comum na fabricação de doces e geleias, a jaca é o maior fruto comestível que nasce em uma árvore. Isso mesmo, diferente da melancia ou do abacaxi, que são cultivados em plantação rasteira, ela cresce na jaqueira e sua origem é indiana.

No Brasil, a expressão "enfiar o pé na jaca" já faz parte do vocabulário cotidiano e está relacionada a uma atitude ruim. Mas chegou a hora de rever esse significado: ela é um alimento com quantidade mediana de caloria, rica em fibras —a cada 100 g dão 93 calorias e 2,39 g de fibras.

Além disso, é uma boa fonte de vitaminas A, B, C e E, assim como os minerais cálcio, magnésio, ferro, potássio e fósforo. Nos últimos anos, a jaca também passou a ser ingrediente que substitui a proteína animal em pratos vegetarianos e veganos. Veja a seguir seus benefícios:

Jaca - iStock - iStock
Imagem: iStock

1. Ajuda do controle da pressão

Por ser rica em potássio, a fruta auxilia no equilíbrio da quantidade de sódio presente no organismo. Em excesso, ele é o principal responsável por elevar a pressão arterial.

2. Melhora a digestão

Ela ajuda a promover o movimento saudável do intestino, além de funcionar como laxante natural. As fibras contribuem no revestimento da membrana mucosa, o que reduz as chances de desenvolver câncer de cólon.

3. Atua no fortalecimento dos ossos

Magnésio e cálcio são minerais encontrados em grande quantidade na jaca e ambos são essenciais para a saúde dos ossos. O magnésio é um dos nutrientes que serve para auxiliar na absorção de cálcio pelo corpo, e assim diminuir a perda óssea e aumentar sua densidade.

4. Intensifica a imunidade

A fruta é uma boa fonte de vitaminas A e C, que são essenciais para fortalecer o sistema imunológico e manter o corpo longe de resfriados e infecções. Ambas tem função antioxidante, entre outras propriedades benéficas para nosso sistema de defesa.

5. Previne a anemia

O ferro da jaca está associado a prevenção da anemia, já que o tipo ferropriva (mais comum) acontece justamente com a deficiência desse micronutriente. Como a fruta é rica também em vitamina C, isso aumenta sua absorção do mineral no sangue.

6. Atua na saúde da pele

A vitamina C tem uma conhecida função antioxidante, por isso também retarda o envelhecimento das células. Outro papel dela que colabora com a pele é sua participação na produção de colágeno, proteína responsável por sua firmeza -entre outros benefícios.

Como usar a jaca como "carne" vegetariana

carne de jaca - iStock - iStock
Imagem: iStock

Mesmo sendo uma fruta, ela pode ser servida em pratos salgados. Quando verde, o fruto não tem o sabor adocicado, nem é ideal para o preparo de doces. Na verdade, a polpa, que é fibrosa e formada de vários bagos, pode ser feita com temperos diversos, e o sabor deles é que vai predominar. Por isso, a jaca é muito utilizada para substituir o frango desfiado em receitas vegetarianas e veganas, em função de sua aparência que lembra a carne aves ou a carne comum desfiada.

No entanto, é necessário realizar esse consumo com cautela: quando comparada nutricionalmente às carnes, identifica-se que a jaca é pobre em nutrientes importantes como as proteínas. Então, os alimentos ricos em proteína vegetal continuam sendo necessários para compor qualquer prato. Uma opção é combinar a carne feita do fruto às leguminosas, como feijão, grão-de-bico, lentilha, ervilha ou soja. Se existe a presença de algum desses grãos, a dieta vegetariana ou vegana tende a ser mais equilibrada.

Como assim a jaca tem cola?

Antes de se aventurar no manuseio do fruto, é importante saber que ela possui uma espécie de leite que gruda em tudo. Em tudo mesmo! Seja nos talheres, na esponja da pia, nos pratos ou qualquer outra coisa. Isso acontece quando a jaca está verde e libera essa enzima que se parece com uma cola. Para manuseá-la, é possível o uso do óleo de coco, que ajuda o líquido a grudar menos.

De que forma armazenar um fruto tão grande?

A melhor opção é separar e limpar os bagos da jaca com hipoclorito de sódio (pingar de duas a quatro gotas na água e deixar agir por até 30 minutos), depois reservar em recipiente fechado. É possível manter o alimento na temperatura entre três e seis graus por até uma semana sem que haja prejuízo das características sensoriais. Qualquer processamento mínimo ou armazenamento da fruta provocam perdas de vitaminas e minerais. Porém, o custo-benefício é positivo, visto que a jaca é um fruto grande e pode estragar por não ser consumido no tempo previsto.

Fontes: Camila Carvalho, nutricionista do Centro Especializado em Obesidade e Diabetes do Hospital Alemão Oswaldo Cruz; Débora Dalle Molle, nutricionista na Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo; Victória Moreira, nutricionista, especialista em Saúde Nutricional Integral pelo GANEP (Grupo de Apoio de Nutrição Enteral e Parenteral do Hospital da Beneficência Portuguesa) de São Paulo e em Nutrição e Suplementação Esportiva pela FAMERP (Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto), atua na Campara Wellness Center, em Bauru (SP).

Benefícios dos alimentos