Topo

Equilíbrio

Cuidar da mente para uma vida mais harmônica


Aprenda duas automassagens para fazer em casa e aliviar o estresse

iStock
Imagem: iStock

Luciana Borges

Colaboração para o VivaBem

05/09/2020 04h00

Você pode não perceber, mas o estresse tem impacto direto sobre os músculos do seu corpo, deixando-os tensionados. Conviver diariamente com essa sensação de pouco relaxamento corporal pode fazer com que a gente se acostume a ela: é por isso que as massagens costumam ter efeito relaxante quase imediato e são das práticas mais populares de bem-estar espalhada pelo mundo.

Você pode começar a praticar a automassagem em casa, ainda que sem conhecimento prévio sobre o assunto. "Foi comprovado por neurocientistas que apenas o ato de tocar o ser humano gera o hormônio chamado oxitocina, também conhecido como o hormônio da felicidade. Além disso, por meio da massagem é possível diminuir o cortisol, considerado o hormônio do estresse, chegando aos seus níveis normais. Na Tailândia, a massagem já existe há 2.500 anos, ou seja, é popularmente aprovada faz tempo", explica Marcos Yshida, terapeuta reikiano formado em Terapia Thai, mestre-professor desta técnica desde 2004.

Esse ponto de vista é reforçado por Marcela Rodrigues, jornalista e consultora especializada em beleza natural, que compartilha em seu perfil no Instagram (@anaturalíssima) muitas receitas de massagens caseiras. "Na correria da vida urbana, perdemos essa intimidade do toque. Mas podemos retomá-la com uma massagem nos pés, por exemplo, ou nos seios, no ventre e até no rosto", conta Marcela.

Por onde começar?

Automassagem mão - iStock - iStock
Comece pelas palmas das mãos e vá subindo pelos braços até os ombros
Imagem: iStock

Yshida indica iniciar por algumas respirações profundas, para o corpo começar a mostrar quais são as áreas mais tensas do corpo —ombros, coluna, pernas, etc. "Inicie a automassagem nas mãos", sugere Yshida. "Você pode apertar, pressionando a palma de uma das mãos. Puxe cada um dos dedos. Suba para o antebraço e depois para o braço apertando, de forma ampla, o músculo. Percorra até o ombro, fazendo movimento de aperto com a ponta dos dedos", explica ele. Quando finalizar este movimento, mude de braço e repita a ação por três vezes, como sugere o expert. "Logo após, com a mão fechada, dê 'soquinhos' da mão até o ombro, nos dois braços. Faça isso três vezes".

Cuidado especial com o rosto

Já a região da face merece atenção especial. Para Luciana Maluf, médica dermatologista que atende no hospital Sírio Libanês e tem especialização em lasers e peles étnicas, esse tipo de automassagem traz muitos benefícios: "Só de massagear o rosto com movimentos circulares é possível perceber os pontos de maior tensão, ou seja, onde a musculatura está mais dura e, assim, ir relaxando. A gente movimenta a microcirculação com a massagem, e proporciona mais oxigênio, nutrientes para as células. É possível uma melhora global do rosto", explica.

Além de mexer com a vascularização dessa região, a automassagem no rosto também atinge a nossa rede de vasos linfáticos: "Ela é muito importante para drenar líquidos e toxinas do organismo", diz a dermatologista. O melhor horário para iniciar a prática é, segundo Maluf, no momento após o banho: "Recomendo o horário. É quando eu também me faço massagem. Faço a prática principalmente se acordo com um pouco de dor de cabeça ou se sinto tensos meus músculos da mastigação, na região da mandíbula", diz ela.

Passo a passo

Automassagem rosto - iStock - iStock
No rosto, faça movimentos circulares ou abrindo os dedos indicador e médio
Imagem: iStock

Para quem quiser focar neste tipo de prática em casa, a dermatologista dá o caminho: "Uma técnica muito usada por especialistas é fazer os movimentos sempre de baixo para cima e de dentro para fora. Elevando a pele para cima, procurando não fazer algo com muita pressão, mas sentindo o relaxamento pelo movimentar das mãos. Você pode fazer também em movimentos circulares - sempre na direção da boca para as orelhas, da boca para a região dos olhos. Outra coisa é abrir o seu dedo indicador e o do meio, como se fosse uma tesoura, contornar os lábios, e depois fecha os dedos alcançando o rosto até a orelha", ensina.

Para complementar, é interessante incluir o pescoço e o couro cabeludo na automassagem: "lembre-se de fazer movimentos do queixo para a bochecha, em direção aos olhos e depois às orelhas. Na testa debaixo pra cima, da parte da sobrancelha em direção ao topo da cabeça", finaliza a especialista. Organize-se para fazer a prática de duas a três vezes na semana por 15 minutos. A saúde do corpo e da mente agradece.