Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Estudo: gestantes hospitalizadas com covid-19 podem não apresentar sintomas

Getty Images
Imagem: Getty Images

Do VivaBem, em São Paulo

03/09/2020 18h40

Um estudo publicado pelo periódico British Medical Journal mostrou que mulheres grávidas com coronavírus têm maior probalidade de não apresentarem sintomas e podem ter um risco maior de serem hospitalizadas em UTIs do que as mulheres não grávidas.

O trabalho científico englobou 77 estudos e avaliou 11.432 gestantes internadas no hospital e com diagnóstico de suspeita ou confirmação de covid-19.

De acordo com uma das autoras do estudo, Shakila Thangaratinam, cerca de 2/3 das mulheres que não estavam grávidas e que foram internadas relataram sintomas da covid-19 como febre, tosse e dificuldade de respirar. Já as gestantes que apresentaram a doença não tiveram sintomas ou algum tipo de queixa.

Thangaratinam ressalta ainda que apenas 73 mulheres grávidas com covid-19 morreram da doença. Felizmente, a condição não é a principal causa de morte entre gestantes.

No entanto, 1/4 de todos os bebês nascidos de mães com a covid-19 foram internados em uma unidade neonatal e apresentaram maior risco de desenvolver problemas de saúde do que bebês que nasciam de mães sem vírus.

Embora os primeiros resultados mostrem esse diferença em relação a gestantes e não gestantes, os cientistas ressaltaram que é necessário realizar mais resultados para comparar resultados das mulheres com covid-19 e que das não têm a doença.