Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Pesquisadora diz que assintomáticos podem transmitir covid-19 durante meses

Existe a possibilidade de o novo coronavírus usar alguma célula do corpo como reservatório - Social Media
Existe a possibilidade de o novo coronavírus usar alguma célula do corpo como reservatório Imagem: Social Media

Do VivaBem, em São Paulo

01/09/2020 13h40

O novo coronavírus pode ser transmitido por meses por pessoas consideradas assintomáticas. É o que aponta um estudo feito pelo Departamento de Doenças Infecciosas da Faculdade de Medicina da UFRJ. Em entrevista à GloboNews, a coordenadora da pesquisa, Teresinha Marta Castineiras, falou sobre o caso de uma brasileira que permaneceu com o vírus no corpo por cinco meses.

"A primeira coisa era mostrar que essa persistência que essas pessoas julgavam, o fato de você encontrar esse PCR além da segunda semana era uma questão tranquila porque esse vírus não tinha capacidade infecciosa, ou seja, ele não conseguiria se replicar", disse. "Isso foi uma preocupação desde o princípio e foi uma parte importante do nosso estudo, que mostrou, sim, que o vírus tem capacidade de replicar."

De acordo com Teresinha Marta Castineiras, existe a possibilidade de o novo coronavírus usar alguma célula do corpo como reservatório.

"A gente já tem especulações que vão sendo respondidas. Onde ele permanece? Já que esses indivíduos ficam assintomáticos ou muito pouco sintomáticos. Existe alguma célula que pode estar funcionando como reservatório, e a gente até tem algumas hipóteses, já que o vírus se multiplica com maior facilidade em determinados tipos de células da linhagem linfocitária", afirmou.