Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Lady Gaga faz crioterapia antes de apresentação; para que serve técnica?

Reprodução/Instagram
Imagem: Reprodução/Instagram

Priscila Carvalho

Do VivaBem, em São Paulo*

26/08/2020 17h31

Nesta quarta-feira (26), a cantora Lady Gaga compartilhou em seu Instagram uma foto em que aparece em uma banheira de gelo, fazendo um procedimento chamado crioterapia.

A técnica normalmente é usada por atletas para aliviar dores musculares ou depois de atividades de grande exigência. Geralmente, a pessoa mergulha a parte do corpo em uma banheira ou tanque com gelo, a uma temperatura de mais o menos -4 °C por aproximadamente quatro minutos.

O gelo possui efeito vasoconstritor (reduz o diâmetro dos vasos sanguíneos) e analgésico, o que contribui para diminuir dores musculares e acelerar a recuperação das pequenas lesões provocadas por exercícios ou dores. Em 2017, a cantora anunciou que sofre com fibromialgia, doença que causa dores musculares por todo o corpo. Mas a cantora não disse se o procedimento tem a ver com seu quadro.

A crioterapia costuma ser bastante desagradável para maioria das pessoas, pois gera "queimação" e até cãibras. Maurício Garcia, fisioterapeuta do Centro de Traumatologia do Esporte da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) e coordenador do Setor de Fisioterapia do Instituto Cohen de Ortopedia, alerta que a terapia exige alguns cuidados para não trazer riscos à saúde.

A temperatura da água/gelo deve ser controlada, a pessoa não pode ficar muito tempo imersa e precisa proteger as extremidades do corpo (mãos e pés) e a região genital. "Por isso, é importante entrar com meias, luvas próprias ou deixar as mãos para o lado de fora", diz.

Se for feita de forma exagerada e ter o tempo limite excedido, a crioterapia provoca hipóxia, déficit de oxigênio em algumas partes do corpo, levando a necrose.

O que é fibromialgia?

A síndrome está ligada a a dores musculares, acompanhada por sintomas como cefaleia, alterações intestinais, entre outros. Segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia, a fibromialgia atinge cerca de 3% dos brasileiros —quase sete milhões de pessoas.

Sintomas frequentes

  • Dores difusas pelo corpo
  • Fadiga
  • Alterações no sono
  • Distúrbios de humor, como ansiedade e depressão.

Tratamento

Seu tratamento é multidisciplinar e inclui intervenções medicamentosas (com analgésicos e, eventualmente, antidepressivos específicos que auxiliam no controle da dor), exercícios físicos (principalmente aeróbicos e alongamento) e acompanhamento psicológico.

*Com dados de matéria publicada 15/01/2019