Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Anorexia em adolescentes pode comprometer crescimento, diz estudo em Israel

Anorexia em adolescentes pode comprometer crescimento - iStock
Anorexia em adolescentes pode comprometer crescimento Imagem: iStock

De Viva Bem, em São Paulo

26/08/2020 13h04

Meninas com anorexia nervosa — um distúrbio alimentar que leva à obsessão com o peso e com a alimentação — podem ter crescimento prejudicado e não atingir sua altura potencial máxima, de acordo com um novo estudo.

Publicado no Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism da Endocrine Society, o estudo alerta sobre a necessidade de intervir o quanto antes nos casos de anorexia para evitar prejuízos no desenvolvimento corporal.

"Nossos resultados enfatizam a importância de uma intervenção precoce e intensiva visando à normalização do peso corporal, o que pode resultar em um crescimento melhorado e permitir que os pacientes alcancem seu potencial máximo de altura", disse o autor correspondente do estudo, Dalit Modan-Moses, do hospital infantil Edmond e Lily Safra, em Tel Hashomer (Israel).

A anorexia nervosa é uma condição na qual a pessoa perde uma quantidade prejudicial de peso propositalmente com dieta, às vezes junto com exercícios excessivos, compulsão alimentar ou comportamentos purgativos. Pessoas com anorexia nervosa têm um medo intenso de ganhar peso e uma imagem corporal alterada (como pensar que estão gordas mesmo quando estão muito abaixo do peso).

"Sugerimos que o comprometimento da altura é um marcador para outras complicações da anorexia nervosa que afetam a saúde geral da pessoa em vários aspectos: saúde óssea, função cognitiva e problemas com gravidez e parto mais tarde na vida. O diagnóstico e o tratamento precoces podem prevenir, ou pelo menos reduzir, o risco dessas complicações", afirma Modan-Moses.

Os pesquisadores acompanharam 255 meninas com cerca de 15 anos de idade que foram hospitalizadas por anorexia nervosa. Sua altura foi medida no momento da admissão, na alta e na idade adulta.

Descobriu-se que a altura na fase adulta estava significativamente abaixo o esperado quando comparada ao potencial genético, de acordo com a média das alturas da mãe e do pai da paciente.

"Este estudo pode ter implicações para o manejo da desnutrição em adolescentes com outras doenças crônicas, a fim de atingir a altura adulta ideal e a saúde óssea", disse Modan-Moses.