Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Vacinar crianças contra gripe ajuda a proteger a todos, mostra estudo

iStock
Imagem: iStock

Do VivaBem

22/08/2020 17h30

Uma pesquisa realizada pela Universidade da Califórnia em Berkeley, nos Estados Unidos, concluiu que oferecer uma ampla cobertura vacinal contra a gripe a crianças é capaz de reduzir os casos da doença em toda a população, por produzir uma espécie de imunidade (ou proteção) de rebanho —que ocorre quando um vírus não consegue se espalhar, pois "encontra" muitas pessoas imunes a ele.

No trabalho científico publicado esta semana no periódico PLOS Medicine, os pesquisadores compararam por quatro anos os efeitos de um programa de imunização contra o vírus influenza em dois distritos de Oakland, que a cada ano protegeu de 53% a 66% dos alunos que frequentaram mais de 95 pré-escolas e escolas primárias da cidade, com idade entre 4 e 13 anos.

A taxa de vacinação nos dois distritos foi semelhante nos dois primeiros anos. Já no último ano do estudo, a cobertura vacinal em um dos distritos em que a vacinação escolar foi incentivada foi 11% maior, alcançando 66% dos alunos. Nessa temporada, esse distrito registrou menos 37 internações por 100 mil habitantes devido à de gripe em pessoas fora da idade escolar do programa; e menos 160 internações por 100 mil habitantes devido à gripe em pessoas com mais de 65 anos.

Segundo os cientistas, essa redução no número de hospitalizações entre essas pessoas, que não receberam a imunização do programa escolar, ocorreu pois a vacinação das crianças gerou uma proteção de rebanho para todos do distrito, impedindo que o vírus se espalhasse facilmente.

Obviamente, os alunos que receberam a vacina também foram beneficiados, e os pesquisadores observaram que houve redução no número de faltas escolares relacionadas a doenças durante a temporada de gripe.

Para os cientistas, a descoberta já era mais do que esperada, pois é de conhecimento dos profissionais da saúde a capacidade que um amplo programa de vacinação tem para proteger até mesmo que não foi vacinado. Além disso, as crianças possuem alto potencial para espalhar doenças virais e, ao serem imunizadas, evitam que o vírus tenha grande potencial de propagação. O estudo apenas reforça a importância de convencer os pais que, por algum motivo, ainda são relutantes a vacinar seus filhos contra a gripe, a aplicarem a imunização nas crianças.