Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Estudo: indivíduos têm célula que mata coronavírus mesmo sem ter anticorpos

Estudo sueco aponta importância da imunidade do tipo celular no combate à covid-19 - iStock
Estudo sueco aponta importância da imunidade do tipo celular no combate à covid-19 Imagem: iStock

Do VivaBem, em São Paulo

17/08/2020 11h37

Um estudo conduzido por cientistas suecos mostrou que pessoas que testaram negativo para a covid-19 apresentaram uma célula que tinha uma espécie de memória do novo coronavírus (SARS-CoV-2) e sabia como combatê-lo. Isso aconteceu mesmo sem que elas estivessem produzindo anticorpos contra a doença.

A pesquisa foi realizada com 206 indivíduos com casos leves e severos de covid-19, outros que não foram expostos e familiares expostos ao vírus. Os resultados foram publicados na revista "Cell".

Essas células, chamadas de linfócitos T, são capazes de eliminar o novo coronavírus por uma ação chamada de "citotóxica". "As células T de memória específicas para SARS-CoV-2 provavelmente serão críticas para a proteção imunológica de longo prazo contra covid-19", diz um trecho do estudo.

Foi a primeira vez que pacientes que testaram negativo para a covid nos exames sorológicos (que avalia os anticorpos contra o vírus) apresentaram linfócitos T com a memória do SARS-CoV-2.

Os autores comemoraram o resultado sugerindo que o estudo "sugere que a exposição natural ou infecção deve prevenir episódios recorrentes de covid-19", ao menos por um período de tempo.