Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Novo estudo avalia eficácia de tratamento oral contra covid-19

Getty Images
Imagem: Getty Images

Do VivaBem, em São Paulo

14/08/2020 19h32

A farmacêutica PTC acaba de lançar um novo estudo para o tratamento da covid-19 no Brasil. A empresa usará uma pequena molécula oral (PTC299), que funciona como comprimido que inibe a replicação viral.

A pesquisa será realizada com pacientes com covid-19 que estão hospitalizados. Esse tipo de tratamento é experimental e possui um novo mecanismo de ação dupla com potencial para abordar os dois elementos críticos da doença, que é a alta replicação viral e uma resposta imune causada pela tempestade de citocinas.

As primeiras pesquisas começaram em Julho nos Estados Unidos depois da aprovação da Food and Drug Administration (FDA), agência que regula medicamentos no país, e será realizada em todo mundo, incluindo o Brasil.

O estudo integrado de fase 2/3 avaliará a eficácia e a segurança do medicamento em 100 pacientes. O objetivo principal é avaliar a eficácia clínica da substância em comparação com o placebo avaliado por um período até a melhora respiratória em adultos hospitalizados com a covid-19.

O trabalho científico também está sendo aproveitado para pesquisas de oncológicas e foi avaliado em 300 pessoas, incluindo pacientes com câncer e voluntários saudáveis. Além disso, atualmente está sendo estudado em um ensaio clínico em pacientes com leucemia mieloide aguda (LMA).