Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Casos de covid-19 na China podem ter surgido antes dos relatos oficiais

Reprodução
Imagem: Reprodução

Do VivaBem, em São Paulo

13/08/2020 20h01

Um estudo publicado no periódico Eclinical Medicine e feito por cientistas da Universidade do Texas, nos Estados Unidos, mostrou que os primeiros casos de covid-19 podem ter aparecido muito antes das notificações oficiais em Wuhan, na China, e na cidade de Seattle, em Washington.

Para chegar a esses dados, os pesquisadores usaram amostras de testes de garganta, retiradas de pacientes que sofriam doenças semelhantes à influenza durante o mês de janeiro em Wuhan e no final de fevereiro e início de Março em Seattle, nos Estados Unidos.

Ao analisar as amostras, foi constatado que a maioria dos testes deram resultado para gripe, e outros deram positivo para SARS-Cov-2, vírus que provoca covid-19.

"Mesmo antes de percebemos que o covid-19 estava se espalhando, os dados indicavam que houve pelo menos um caso de covid-19 para dois casos de gripe", disse Lauren Ancel Meyers, uma das autoras do estudo.

De acordo com o artigo, quando o governo chinês bloqueou Wuhan em 22 de janeiro havia 422 casos conhecidos. Contudo, ao analisar as amostras, por meio de um novo modelo epidemiológico, a equipe de pesquisadores descobriu que poderia haver mais de 12 mil casos sintomáticos não detectados.

Já na semana em que e as escolas de Seattle fecharam por causa do coronavírus, os pesquisadores estimam que mais de 9 mil pessoas com sintomas semelhantes aos da gripe tiveram covid-19 e que aproximadamente 1/3 desse total eram crianças.

Os cientistas reforçaram ainda que muitos estudos já comprovaram que cerca da metade dos casos de covid-19 são assintomáticos, levando a acreditar que pode ter havido milhares de pessoas infectadas em Wuhan e Seattle antes que as respectivas medidas de bloqueio de cada cidade entrassem em vigor.

Esse método que relaciona a proporção de casos de influenza para casos de covid-19 também foi usada para determinar quantas crianças foram realmente infectadas e o ritmo da pandemia no início dos casos.

Com a descoberta e captando todos os dados de viagem para entender a propagação do vírus, os cientistas acreditam que que havia até 12 mil casos de covid-19 em Wuhan antes do lockdown na cidade.