Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


OMS nas Américas alerta contra uso de produtos com cloro para tratar covid

Imagem ilustrativa do novo coronavírus (SARS-CoV-2) - Getty Images
Imagem ilustrativa do novo coronavírus (SARS-CoV-2) Imagem: Getty Images

De Viva Bem, em São Paulo

06/08/2020 10h48

A Opas (Organização Pan-Americana de Saúde), braço da OMS (Organização Mundial da Saúde) nas Américas, emitiu ontem um alerta contra o uso de produtos com cloro para tratamento de pacientes com covid-19.

"A Opas não recomenda o uso oral ou parenteral [injeção] de produtos à base de dióxido de cloro ou clorito de sódio para pacientes com suspeita ou diagnóstico de covid-19 ou a qualquer outra pessoa. Não há evidências sobre sua eficácia e a ingestão ou inalação desses produtos pode causar sérias reações adversas", diz o alerta.

A entidade afirma que qualquer propaganda desses produtos relacionada ao combate ao coronavírus deve ser reportada às autoridades de saúde local.

"Desde o início da pandemia este ano, diversos produtos contendo dióxido de cloro ou derivados têm sido comercializados sozinhos ou em combinação com outros produtos com a falsa promessa de cura para a covid-19", afirma o alerta.

O dióxido de cloro, um elemento químico misturado à água para a lavagem de alimentos, e o hipoclorito de sódio, usado como desinfetante caseiro, podem ser tóxicos se ingeridos e causar diversas reações, segundo a Opas.