Topo

Conexão VivaBem

Movimento


Solange Frazão: "Treino online matou saudade de meus programas dos anos 90"

Do VivaBem, em São Paulo

03/08/2020 10h30

No Conexão VivaBem desta segunda-feira, Solange Frazão contou que comandar treinos online em seu perfil no Instagram foi como voltar ao passado, quando ensinava ginástica na TV, nos anos 1990. "Foi muito legal, uma forma de voltar, de matar a saudade dos meus programas lá de 1997", disse.

A empresária contou que a ideia de fazer lives ministrando aulas de ginástica ocorreu logo no início da quarentena. Ela montou uma planilha de treinos com o auxílio de seu filho, que é preparador físico, e todos os dias às 10h30 da manhã entrava ao vivo. "Era um treino de segunda a sexta, sábado alongamento e domingo meditação", disse.

Agora, após quase cinco meses e com o retorno de seu trabalho, ela reduziu o volume das aulas, mas os fãs querem mais. "Está todo mundo chorando, pedindo para que eu volte. É por isso que eu acho que o treino online não vai acabar agora. As pessoas gostaram, vi uma receptividade muito boa".

Treino democrático

No episódio, a consultora fitness Taise Spolti disse que as aulas online funcionaram como um meio de popularizar o exercício físico. "Eu tenho como lema da minha vida que a saúde não é artigo de luxo e estávamos vendo uma elitização [do acesso aos treinos], talvez. Não sei se essa é a palavra correta, mas agora acho que isso está proporcionando que outras pessoas tenham espaço e acesso".

Segundo ela, o treino online fez com que pessoas que eram sedentárias pudessem iniciar a atividade física. "Algumas pessoas não se sentiam à vontade de ir até a academia e fazer exercícios com outras pessoas ao redor, e a internet trouxe isso. Eu posso ficar em casa e eu posso ter segurança de treinar em casa. Então, provavelmente, eu acho que depois que tudo isso passar, muitas pessoas vão continuar. Eu acho que isso é uma coisa que vai ficar, com certeza."

Segurança em casa

Para evitar lesões dos alunos, Solange disse que se preocupava em dar orientações específicas. "Eu sempre me preocupei com isso, em fazer uma aula muito didática, ensinando posturas, posicionamento de joelho, de articulações. Sentiu dor, não faz o exercício, não coloque peso, então a gente ia contornando a situação".

De acordo com ela, a explicação do professor é muito importante. "Se não conseguiu fazer certo exercício, faça menos repetições ou então pule esse exercício. Eu, como a experiente da televisão, sei que é muito difícil você trabalhar à distância. O que você pode fazer ser didática, Instruir muito, passando todas as orientações de postura. Tem que treinar com responsabilidade". disse.

Spolti ainda alertou para os orientadores. "Precisa ter um filtro de quem eu vou seguir, quem está me dando a orientação, de quem estou olhando as dicas, será que é um profissional? Será que é uma pessoa experiente? Ou é uma pessoa que está começando agora, que não tem muito embasamento?", disse.

A consultora fitness disse que, para evitar lesões, aulas por vídeos são boas alternativas. "A pessoa que está em casa está vendo e assimilando o movimento, se olhando no espelho e entendendo como é aquela postura. Se a pessoa está fazendo desse jeito, farei desse jeito."