Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Cada pessoa com covid-19 passou doença para mais 3 no Brasil, diz estudo

Homem viaja de máscara no metrô de São Paulo - Bruno Rocha/Fotoarena/estadão Conteúdo
Homem viaja de máscara no metrô de São Paulo Imagem: Bruno Rocha/Fotoarena/estadão Conteúdo

De Viva Bem, em São Paulo

31/07/2020 12h23Atualizada em 31/07/2020 15h30

Um estudo publicado hoje na revista científica "Nature Human Behavior" afirma que cada pessoa infectada pelo coronavírus no Brasil transmitiu a covid-19 para, em média, outros três indivíduos entre fevereiro e maio.

O estudo foi comandado por pesquisadores da USP (Universidade de São Paulo) e da Universidade de Oxford, no Reino Unido. Também participaram especialistas dos Estados Unidos, da China, do Equador, da Holanda e do Panamá.

De acordo com o estudo, o índice de transmissibilidade da covid-19 no Brasil até maio ficou em 3,1, o que significa que cada pessoa infectada transmitiu a doença a outros três indivíduos.

O índice no Brasil ficou acima do registrado em outros países da Europa fortemente atingidos pela pandemia, como Espanha, Reino Unido (ambos com 2,6), França e Itália (2,5 cada), indicou o estudo.

Para chegar a esse resultado, o estudo analisou a base de dados do Ministério da Saúde no portal covid.saude.gov.br até 31 de maio, quando o Brasil somava 514.200 casos de covid-19 e 29.314 mortes. Foram excluídos da conta pacientes que viajaram ao exterior e podem ter contraído a doença em outro país.

Atualmente, o Brasil contabiliza 2.613.789 casos oficiais de covid-19 e 91.377 mortes, segundo dados levantados pelo consórcio de veículos de imprensa, do qual o UOL faz parte.