Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Países pobres devem receber vacina junto com os ricos, diz diretora da OMS

Para Mariângela Simão, deve haver uma "locação de países ao mesmo tempo, não os ricos recebendo antes" a vacina - Sergio Lima/Folhapress
Para Mariângela Simão, deve haver uma "locação de países ao mesmo tempo, não os ricos recebendo antes" a vacina Imagem: Sergio Lima/Folhapress

De Viva Bem, em São Paulo

29/07/2020 15h26

Mariângela Simão, diretora-assistente da OMS (Organização Mundial da Saúde), disse hoje em entrevista à Rádio Gaúcha que uma vacina para o novo coronavírus só deve chegar em 2021 e que países pobres devem estar em estado de paridade com os ricos quanto ao seu recebimento.

"Uma vez que essa vacina se comprove ser segura, [queremos] que haja uma locação de países ao mesmo tempo, não os ricos recebendo antes", afirmou.

"A gente está chamando de locação justa das vacinas. O que geralmente acontece, como aconteceu em 2009 (quando houve a pandemia da gripe A), é que os países ricos tiveram acesso primeiro. Quando os mais pobres tiveram acesso, a pandemia já havia passado", lembrou.

Sobre as estimativas de quando a vacina estará pronta, Mariângela disse que a OMS adota um "otimismo cauteloso" e afirmou que o órgão trabalha com a ideia de que o imunizante esteja disponível em "em junho e julho do ano que vem".

"Uma vez que os estudos em fase 3 [de desenvolvimento da vacina] terminem no final do ano, ela precisa ser licenciada pelas autoridades sanitárias e você precisa aumentar a capacidade de produção dela", argumentou.

Perguntada sobre a compra recente que os Estados Unidos fizeram de todo o estoque das vacinas da Pfizer e da BioNTech para o ano de 2020, a diretora-assistente da OMS disse que "não adianta você tentar proteger apenas a sua população".

"Enquanto houver surto, nenhum país está seguro. Deve se investir num mecanismo global para permitir que todos os países tenham acesso", afirmou.