Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Diretor diz que Butantan foi procurado por russos para parceria em vacina

Do UOL, em São Paulo

29/07/2020 14h15

Diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas disse hoje que a instituição brasileira foi procurada pela estatal russa responsável pelo desenvolvimento da vacina que deve receber aprovação regulatória até agosto.

Em entrevista à imprensa realizada no Palácio dos Bandeirantes, Covas afirmou que o Butantan pediu mais dados sobre a imunização, mas ainda não obteve respostas.

"Fomos procurados por emissários do governo russo. Essa vacina é feita em um instituto estatal. Queriam saber se poderíamos nos associar. Em um primeiro momento, dissemos: até podemos avaliar porque é uma tecnologia diferente, precisamos de mais dados técnicos para avaliar e dados sobre os estudos feitos. Enfim, conhecer melhor. Ainda não recebemos o retorno", contou.

Covas afirmou que a vacina da Rússia não está em fase final de desenvolvimento. Mesmo assim, ele disse que é prematuro dizer se o Butantan descartaria uma parceria com a estatal russa.

"É prematuro dizer que descartaríamos. Com certeza essas informações chegarão, mas eu gostaria de pontuar que não é uma vacina em fase final de desenvolvimento. Se você procurar no site da OMS (Organização Mundial de Saúde), a vacina russa não está listada", comentou.

A primeira vacina contra covid-19 em potencial da Rússia receberá aprovação regulatória local na primeira metade de agosto e será administrada a profissionais de saúde da linha de frente pouco depois, disse à Reuters uma fonte de desenvolvimento a par do assunto.

O Instituto Gamaleya, uma instituição estatal de pesquisa de Moscou, finalizou os primeiros testes de uma vacina baseada em adenovírus em humanos no início deste mês e acredita que iniciará testes de larga escala em agosto.