Topo

Conexão VivaBem

Equilíbrio


Fernanda Souza sobre período sabático e de autoconhecimento: "Está gostoso"

Do VivaBem, em São Paulo

28/07/2020 10h30

No Conexão VivaBem desta terça-feira (28), a atriz e apresentadora Fernanda Souza contou que está em um período sabático desde 2019, mas que sua jornada de autoconhecimento foi sem querer.

"Eu decidi em 2017 que iria parar de trabalhar em 2019. Estava trabalhando bastante, mas queria descansar e ter mais tempo para a família", disse. "Eu fiquei de férias nos três primeiros meses, mas chegou um determinado momento que eu queria mais. E aí, naturalmente, começou uma jornada de autoconhecimento. Não foi nada programado, aconteceu".

A atriz disse que o livro Milagre da manhã, de Hal Elrod, foi o pontapé que para se cuidar, estudar e meditar mais. Os vídeos da Monja Coen também fizeram parte desse processo. "Comecei a ouvir diariamente horas e horas sobre os preceitos do zen budismo. Tudo que ela fala mexeu muito comigo e, com certeza, foi uma das coisas que me colocaram nesse caminho de cada vez me conhecer mais. Como ela mesma diz, me conhecer em profundidade".

Fernanda contou que se reconhecer foi o lema dessa jornada, que continua acontecendo e a ajuda durante o período de pandemia. "Eu fico muito mais tranquila, com menos ansiedade, menos medo do futuro, e mais presente, mais no aqui e agora. Claro que há momentos mais fáceis e outros mais difíceis, mas só de saber que existe esse lugar onde eu tenho que estar, que é aqui, já me faz muito bem".

Redes sociais

Ela decidiu compartilhar seu processo apenas recentemente em seu perfil do Instagram, com mais de 22,5 milhões de seguidores. "Desde que eu comecei essa jornada, a um ano atrás, sempre tive vontade de falar isso para as pessoas, mas não sabia como", disse. A mudança ocorreu justamente na pandemia: "O Diogo Lara, que é autor de um livro que eu li, chamado Imersão, sugeriu que a gente falasse sobre medo e ansiedade, que era um tema que estava muito presente. Eu achei que uma live sobre isso poderia ajudar muitas pessoas, então foi assim que eu comecei e as lives foram acontecendo".

Segundo ela, que já falou sobre estresse, resiliência, medo, perdão, autoestima, a ideia é passar para as pessoas tudo o que descobriu, como uma maneira de apresentar possibilidades. "Cada um, obviamente, vai encontrar a sua, mas acho que é um serviço que eu posso fazer, já que tem um espaço com tanta gente, sabe? Acho que seria muito egoísta da minha parte conhecer tudo isso e guardar só para mim".

Fernanda disse que sua rede social é o espelho do que está vivendo e que não se importa com o que vão pensar de sua nova fase. "Eu não estou nem aí se acham que eu só estou falando disso, porque eu estou mesmo. Está gostoso para 'dedéu' se reconhecer. E e eu sugiro que todo mundo faça o mesmo. Não tem nada melhor do que a gente se conhecer".