Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Doria crê que vacina pode estar disponível ao público em janeiro de 2021

Previsão inicial do governo de SP era de que vacina estivesse disponível até junho de 2021 - Divulgação
Previsão inicial do governo de SP era de que vacina estivesse disponível até junho de 2021 Imagem: Divulgação

Do VivaBem, em São Paulo

27/07/2020 14h01

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou hoje que a vacina contra o novo coronavírus produzida pelo laboratório Sinovac Biotech estará disponível em janeiro. A previsão antecipa em alguns meses a data informada antes — em maio, o governo paulista previa que a vacina fosse disponibilizada até junho de 2021.

Segundo Doria, "as informações foram sucedendo-se positivamente", o que permitiu a antecipação dos prazos.

"Não havendo nenhuma intercorrência na terceira fase de testes da vacina, nessas circunstâncias, já poderemos iniciar a produção da vacina em dezembro e imediatamente iniciar a vacinação com o SUS, com o Ministério da Saúde, de milhões de brasileiros", disse João Doria, durante entrevista coletiva no Palácio dos Bandeirantes.

O secretário de Saúde de São Paulo, Jean Gorinchteyn, explicou que a parte mais delicada dos testes da vacina, quando é avaliado se ela causa problemas de saúde ou outros efeitos adversos, já foi ultrapassada. Para ele, agora a fase 3 do teste vai avaliar "aquilo que a vacina veio mostrar, que é a produção de anticorpos".

"Precisamos saber se ela vai produzir os anticorpos, e se eles permanecerão por um certo período no corpo das pessoas."

Gorinchteyn também afirmou que os testes mostrarão se será necessária uma segunda dose da vacina, ou se ela terá de ser aplicada com frequência, como ocorre com a da gripe.