Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Israel e Índia desenvolvem teste para covid-19 com resultado em 30 segundos

Teste em desenvolvimento usa a inteligência artificial e um equipamento semelhante a um bafômetro para diagnóstico de covid-19  - Reprodução
Teste em desenvolvimento usa a inteligência artificial e um equipamento semelhante a um bafômetro para diagnóstico de covid-19 Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

24/07/2020 10h11

Equipes de Israel e da Índia trabalham conjuntamente para desenvolver um kit para testagem da covid-19 que pode trazer o resultado em 30 segundos.

Segundo informações do jornal "Times of India", o teste em desenvolvimento usa a inteligência artificial e um equipamento semelhante a um bafômetro para diagnosticar se a pessoa está ou não infectada pelo coronavírus.

Um protótipo já foi desenvolvido e está em fase de teste na Índia, terceiro país com o maior número de casos oficiais de covid-19 no mundo e o sexto em óbitos. Caso seja bem-sucedido, a produção em larga escala também deve ser feita no país, de acordo com o jornal.

O teste precisa ser aplicado por um profissional de saúde, que faz algumas perguntas sobre exposição ao vírus e sintomas. Em seguida, o paciente precisa inalar o ar pelo nariz, segurar a respiração, tampar uma das narinas e soltar o ar pela outras em um tubo conectado a uma bolsa plástica.

A bolsa se enche com o ar exalado pelo paciente. O profissional que aplica o teste conecta a bolsa de ar a um computador de mão por meio do tubo e libera o ar.

O equipamento, então, reconhece alguns padrões de odores associados ao coronavírus e diz se o paciente está positivo ou negativo para covid-19 em poucos segundos.