Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Coronavírus é capaz de se camuflar nas células, diz estudo

Getty Images
Imagem: Getty Images

Do VivaBem, em São Paulo

24/07/2020 15h05

Assim como um ladrão invade facilmente uma casa que não tem as portas trancadas, o novo coronavírus (SARS-CoV-2) tem facilidade de entrar nas células "sem ser notado".

Publicado nesta sexta-feira (24) no periódico científico Nature Communications, o estudo feito por pesquisadores da Universidade do Texas em San Antonio (UT Health San Antonio), relata como o coronavírus consegue esse disfarce dentro do corpo humano.

Os cientistas analisaram a estrutura de uma enzima chamada nsp16, que o vírus produz e depois usa para modificar seu limite de RNA mensageiro.

"É uma camuflagem. Por causa das modificações, que enganam a célula, em vez de um corpo estranho, o RNA mensageiro viral passa a ser considerado parte do código da célula", disse Yogesh Gupta, principal autor do estudo, ao site Eurekalert!.

A esperança da equipe é que decifrar a estrutura 3D do nsp16 abra caminho para a criação medicamentos antivirais para a covid-19 e outras infecções emergentes por coronavírus. Os medicamentos, novas moléculas pequenas, inibiriam o nsp16 de fazer as modificações e permitiria que o sistema imunológico atacasse o vírus invasor, reconhecendo-o como estranho.

"A análise descobriu a estrutura 3D de uma enzima chave do vírus COVID-19 necessária para sua replicação e encontrou um bolso que pode ser direcionado para inibir essa enzima. Este é um avanço fundamental em nossa compreensão do vírus", afirmou o co-autor do estudo, Robert Hromas, ao site.